Einstein Limeira

1 2 3 4 5

Einstein promoveu mesa redonda de arquitetura
08/11/2012

O curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira participou da I Semana Limeirense do Patrimônio Cultural, promovendo e sediando a  mesa redonda “Patrimônio Cultural entre a preservação e a divulgação”.

 

Foi mediadora do debate a presidente do Comdephali (Conselho Municipal do Patrimônio Público de Limeira), a arquiteta Juliana Binotti. Participaram como comunicadores o professor doutor Eduardo Manfridini, também coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Einstein, e o professor mestre Marcelo Cachioni, do DPH-IPPLAP de Piracicaba, também professor da Einstein.

 

Cachioni é responsável pelo processo de preservação de diversos patrimônios da cidade de Piracicaba e expôs a maneira como o trabalho tem sido desenvolvido no município vizinho, com catalogação e divulgação do trabalho.

 

Segundo o professor, há patrimônios naturais, históricos, materiais e imateriais. “É possível registrar (ou tombar) um patrimônio histórico quando há valores formais, históricos e afetivos e quando há a necessidade de preservar a memória e conhecimento para as futuras gerações”, destacou.

 

Ponto interessante destacado pelo professor é o aprofundamento do curso de Arquitetura e Urbanismo da Einstein Limeira. “A Einstein tem em seu programa um trabalho muito forte com o desenvolvimento de projetos de preservação de patrimônio. A grade da faculdade chega ao nível de pós-graduação, pois há muitos cursos que não abrangem esses temas dessa maneira”, disse.

 

Juliana apresentou trabalho sobre as fazendas históricas de Limeira e região e mostrou sua importância para as cidades. “Elas deram o início do desenvolvimento dos municípios, com a produção agrícola, principalmente de café”, afirmou.

 

Manfridini destacou sua tese de doutorado, com todos os prédios históricos e locais considerados patrimônios limeirenses. O professor destacou a necessidade de proteger documentos que comprovam a história do município. “As cidades da região poderiam se unir para a criação de um núcleo regional que concentrasse esse material”, sugeriu. Quanto à participação do curso na Semana Limeirense do Patrimônio Cultural ele agradeceu a oportunidade e disponibilizou a faculdade a receber outros eventos semelhantes. 

 

A professora de história aposentada, Dalma Aparecida Castro, participou do evento, que teve o auditório repleto, principalmente com os próprios estudantes da Einstein. “Hoje tive uma aula de história de nossa cidade. E com relação ao presente, sinto que vocês tem dado um passo importante. Que esses estudantes de hoje deem continuidade a esse trabalho”, comentou. 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594