Einstein Limeira

1 2 3 4 5

Professores da Einstein foram treinados em Brasília pelo Uno Internacional
04/02/2013

Professores e a direção da Organização Einstein de Ensino participaram em janeiro de um treinamento em Brasília, aplicado pelo Uno Internacional, que está sendo aplicado na escola para aprimorar ainda mais o ensino, tendo como filosofia o uso da tecnologia durante as aulas dos estudantes de todos os níveis da escola.

 

Participaram os 70 professores da Einstein mais a direção da escola. O treinamento aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, na UCB (Universidade Católica de Brasília). Antes, a direção da Einstein já tinha estado em Florianópolis, Santa Catarina. “Está acontecendo uma reforma na educação e a Einstein é pioneira, é uma das poucas escolas que já aderiu ao uso da tecnologia como ferramenta para complementar as aulas”, diz a diretora pedagógica da Einstein, a professora Abigail Rovai Cardoso.

 

Com o Uno Internacional, alunos de todos os anos dos ensinos infantil, fundamental e médio vão utilizar iPads nas salas de aula. O uso de tablets eletrônicos de última geração é uma revolução no ensino. A escola irá disponibilizar para o uso em sala de aula um iPad por aluno. Todos professores da Einstein já receberam o instrumento e há 54 salas digitalizadas na escola.

“Foi um treinamento muito produtivo. Vemos que nossa escola está muito à frente, o sistema é uma inovação e a Einstein irá usar essa tecnologia de forma pedagógica, sem abandonar o antigo, mas se adequando ao novo”, comenta a diretora.

 

O UNO INTERNACIONAL

A aplicação do novo sistema torna a Einstein uma escola modelo no Brasil, já que poucas instituições foram escolhidas pelo Uno Internacional para aderir ao projeto. "Nós trouxemos algo novo para alcançar a motivação do aluno. Sabemos que a escola precisa avançar e essa é uma proposta de enriquecimento para a Einstein, para os professores e alunos", explica Abigail. "É uma forma moderna de construir o aprendizado, transformar informação em conhecimento. Queremos que o aluno use a tecnologia a seu favor", destaca a diretora.

 

Para a diretora presidente da Einstein, Silvia Affonso Leite, "o projeto visa integrar o uso da tecnologia durante o processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica e inovadora, permitindo que o aluno desenvolva maiores habilidades e adquira maiores conhecimentos". O Uno Internacional nasceu do Sistema Uno, já utilizado há muito tempo na instituição. A forma de trabalhar recebeu a incorporação da tecnologia com os equipamentos da Apple, mantendo a essência de qualidade, que tem dado excelentes resultados ao longo dos anos na Einstein.

 

Todo o conteúdo das apostilas estará também nos iPads, com imagens, vídeos e animações, de modo a melhorar a compreensão do conteúdo aplicado. O professor poderá preparar suas aulas adequando o conteúdo à sua maneira de lecionar e aos métodos tradicionais e valorizados entre os educadores. O docente poderá preparar sua aula e reproduzí-la para todos os alunos da sala de aula, cada um em seu tablet. Será possível caminhar pela classe enquanto ministra a aula, pois a tecnologia sem fio transmite o conteúdo a todos os estudantes de maneira simultânea.

Um servidor vai armazenar o material dos professores e estudantes, podendo ser acessado a qualquer momento. O professor contará com aplicativos desenvolvidos exclusivamente pelo Uno Internacional. Há diversas opções disponíveis na AppStore, a loja para download de aplicativos da Apple.

 

A intenção é prender cada vez mais a atenção das crianças e adolescentes nas aulas. Por isso, se aproximar de sua realidade é necessário e importante. "Se não há interesse, há indisciplina. Se há interesse, há aprendizado", aponta o consultor internacional em inovação educacional do Uno Internacional, Jorge González. "O objetivo é que os alunos interajam mais", sugere.

 

É importante ressaltar que os métodos tradicionais não serão abandonados e não vai mudar a maneira de ensinar. Os estudantes terão livros impressos, com todo o conteúdo e exercícios para a prática do que foi ensinado em sala de aula. Trabalhos, pesquisas, apresentações e provas continuarão sendo requisitados. Os iPads serão um complemento tecnológico, de forma a dinamizar o conteúdo das disciplinas em sala de aula, aliados aos bons professores e ao bom projeto pedagógico da instituição.

 

O tempo de uso dos tablets irá variar de acordo com a idade. "Isso porque temos habilidades diferentes a serem desenvolvidas. À medida que o estudante vai se desenvolvendo e necessitando mais, vamos incorporando a tecnologia", exemplifica González. São parceiros do projeto Unesco, Apple, Discovery Education, Animal Planet, Toefl, Avalia, Lexium, Epson e Uno Internacional.

 

As aulas com os iPads vão desenvolver habilidades emocionais e intelectuais, técnicas e hábito de estudo e de leitura, matemática, metacognição, melhorar a maneira de aprender e direcionar o estudo. "As crianças já tem outra maneira de aprender e nós temos que acompanhar. Eles chegam conhecendo muitas tecnologias e isso influência nas aulas. Queremos usar isso a favor do seu aprendizado", comenta a professora de ensino infantil da Einstein, Mariana Ferrari.

 
Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594