Einstein Limeira

1 2

Engenharia de Produção faz competição com pontes de macarrão
24/05/2013

Uma competição animada envolveu os alunos do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Einstein de Limeira, no dia 15 de maio, no auditório 2. Os alunos do 1º semestre do curso participaram do projeto interdisciplinar “Pontes de Macarrão”.

Segundo o professor responsável pela disciplina que desenvolveu o projeto, Antonio Juarez Pereira Júnior, os alunos tiveram o desafio de criar uma ponte de macarrão, que deveria suportar o máximo de carga. “É um projeto que estimula a criatividade e trabalho em grupo e utiliza algumas matérias que estudamos como, por exemplo, STP (Sistema Toyota de Produção). Foram ministradas aulas teóricas, elaboramos o projeto e discutimos os ajustes para montagem da ponte”, explicou.

No dia 15, os 89 alunos reuniram-se no auditório, divididos em grupos, para testar suas pontes de macarrão. “O objetivo foi, em forma de competição, ver quais pontes suportariam mais carga aplicada sobre elas”, falou.

O grupo da aluna Camila de Campos Bonin, 18 anos, criou uma das pontes mais resistente. “Já passamos por dois testes e ela não quebrou. Além de aprender com o projeto, fizemos muitas amizades”, contou.

Para o professor Juarez, essa atividade permitiu a integração entre os alunos. “Eles estão no primeiro semestre e precisam se conhecer. Os laços criados com esse projeto podem durar todo o curso de engenharia e até para o resto da vida”, declarou. 

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção, André de Lima, esse projeto, realizado pela primeira vez, pode se tornar uma prática para os próximos iniciantes no curso. “O projeto desenvolveu trabalho em equipe, liderança e conceitos básicos do curso. A partir desse projeto, o curso pode participar, este ano, das competições da Semana de Engenharia”, falou.

 
Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594