Einstein Limeira

1 2

Palestra do astronauta Marcos Pontes na Einstein
16/09/2014

No último dia 12 de setembro esteve presente na Einstein o astronauta Marcos Pontes, o primeiro homem da América Latina a ir ao espaço.

Na ocasião ele deu a palestra “Você pode realizar os seus sonhos”, onde contou toda a sua trajetória, desde as dificuldades na infância pobre em Bauru até a emoção de passar uma temporada na Estação Espacial Internacional, sempre com muitos detalhes e bastante bom humor, tirando risos da atenta plateia em vários momentos.

Um dos momentos mais emocionantes aconteceu logo na chegada, para a palestra das 10h, quando Marcos Pontes foi recebido pelo jovem aluno Eduardo Martins de Albuquerque, de 9 anos, estudante do 4° Ano. O garoto é fã do astronauta desde os 7 anos e coleciona diversas informações e fotos da sua trajetória em um bonito e bem organizado caderno. “Eu sempre gostei muito do espaço e de planetas, estou sempre falando sobre estes assuntos em casa e também na sala de aula. Quando soube do primeiro astronauta brasileiro eu quis saber sobre tudo. Então, assim que me avisaram que ele viria até a Einstein, fiz questão de conhece-lo pessoalmente. Foi muito emocionante! Ele autografou meu caderno e isso me deixou bastante feliz!” disse o aluno, com um grande sorriso no rosto.

Logo após este encontro, Marcos Pontes foi saudado por mais de 300 alunos que tiraram fotos e tiveram a oportunidade de fazer perguntas diretamente ao astronauta, que fez questão de responder a todos e frisar: “fiquei impressionado com o tamanho da escola, não apenas pela grande infraestrutura, mas pela quantidade de cursos para as diversas idades e as ações sociais para a sociedade, algo muito raro de se ver. A recepção também foi maior do que eu esperava, foram todos muito carinhosos”.

A psicóloga Claudia Dias, que foi uma das organizadoras, disse que “é muito importante para os jovens uma referência, uma pessoa que possa inspirar e servir de exemplo prático de vida. E após a primeira palestra, em conversas com os alunos, nós percebemos o quanto isso já os impactou, principalmente na questão de não desistir dos sonhos e de se esforçar nos estudos para alcançar seus objetivos”. No que Marcos Pontes fez questão de completar: “Por ser embaixador da ONU eu lido com presidentes, autoridades e outros embaixadores, mas sem dúvida ter contato com esses jovens é a parte mais importante do meu trabalho, pois é com eles aqui que você vai construir o futuro e isso deveria ser muito mais valorizado no Brasil, por isso fico tão feliz por esta oportunidade, pois é importante estimular o interesse pela ciência e os estudos desde o ensino fundamental, como a própria NASA faz em sua região”.

Além da palestra das 10h para os alunos do Ensino Médio, Marcos Pontes retornou as 19h30 para outra palestra, esta direcionada aos alunos da Faculdade e também aberta ao público, que esgotou os ingressos no primeiro dia. Os adultos também receberam o astronauta com o mesmo carinho e atenção, todos admirados com a vitoriosa trajetória. “O futuro do nosso país está nestes jovens, é neles que devemos investir se quisermos um Brasil realmente melhor. Por este motivo eu faço questão de estimulá-los a seguirem seus sonhos, a se dedicarem aos estudos, como minha mãe, a Dona Zuleika sempre me ensinou - Você pode ser e fazer o que quiser na vida, desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você!”, finalizou o astronauta Marcos Pontes, uma grande mensagem vinda de um grande exemplo e que todos os participantes das palestras levarão por toda a vida.

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594