Einstein Limeira

1 2 3

Áreas de atuação da Psicologia discutidas em evento na Einstein
31/08/2015

Na última quarta-feira aconteceu abertura da Semana da Psicologia Einstein 2015. O evento, que têm três dias de duração e é ministrado no anfiteatro II da faculdade, reúne palestrantes, profissionais da área e muitos alunos, não só de psicologia, mas também de outros cursos.

Este ano o tema foi “Especificidades da Psicologia enquanto prática profissional: possibilidades de atuação” que, segundo a organizadora, a professora Josiane Miranda, foi escolhido com o intuito de aprofundar alguns assuntos estudados em sala. “Nós escolhemos um tema que pudesse complementar o que é passado nas aulas. Neste ano queremos mostrar os demais campos e práticas que a psicologia atua e demonstrar para os alunos da área e de outros cursos que a profissão de psicólogo vai muito além de um consultório”, disse. O evento, segundo Josiane, tem como objetivo levar, através de profissionais ativos na área, conhecimentos e práticas de atuação da psicologia em diferentes contextos.

A aluna do 6º semestre Maiara Gullo Momesso, que participa da semana pelo terceiro ano, fala sobre a importância dessa inciativa. “Acho importante a faculdade fazer esse tipo de evento; ele promove a interação dos alunos e interessados no assunto, além de proporcionar maior contato com a psicologia e temas da área fora da sala de aula. É uma iniciativa muito bacana e que deve ser continuada”, sugere.
Para a aluna do 4º semestre Juliana San Juan, a abertura da semana de psicologia surpreendeu. “É o primeiro ano que participo e já foi surpreendente. O parecer de cada profissional sobre o filme Cisne Negro foi muito interessante”, afirma.

A partir das 20h foi realizada uma mesa redonda para discussão do filme Cisne Negro, com abordagens da psicanálise, TCC, comportamental e humanista. Um dos quatro palestrantes presentes na primeira noite foi o Doutor em Psicologia Cleber Jose Aló de Moraes, que ressaltou a importância de se debater esses assuntos. “Esse tipo de discussão envolvendo profissionais atuantes e alunos de todos os semestres e até de outros cursos acrescenta, e muito, na formação e no conhecimento acadêmico de cada um; é algo que complementa o que eles aprendem e levam a conhecer novas práticas”, afirma.

Graduandas do 2º semestre de pedagogia, Monique Ferreira e Halana Carolina prestigiaram o evento devido à influencia de uma professora. “Ela nos informou do evento e contou uma prévia de como seria. Foi a partir disso que fizemos a inscrição e adoramos”, disseram.

A Semana da Psicologia Einstein 2015 também abordou na quinta-feira “As psicopatologias da contemporaneidade e medicalização” com o psiquiatra Dr. Roberto Canton e “Psicologia Positiva” com a Dra. Yeda Oswaldo. Já na sexta-feira, último dia do evento, foram ministradas palestras sobre “Violações de direitos da criança e adolescente: o dia a dia de um psicólogo judiciário” com a psicóloga Tamara Cristina Soares e “Cultura de paz X Cultura de violência” com a pedagoga Dalila La Montagna Mouro.

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594