Einstein Limeira

1 2

Debates sobre direitos humanos marcam a Semana de Psicologia 2016
13/09/2016

Aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de agosto mais uma edição da Semana de Psicologia da Einstein Limeira. Este ano o tema foi “Direitos humanos: implicações da psicologia enquanto prática profissional” e teve grande participação dos alunos do curso de psicologia. Segundo a coordenadora do curso Yeda Oswaldo, os assuntos tratados nas palestras foram escolhidos em concordância com recentes debates no Conselho Regional de Psicologia (CRP) e no Conselho Federal de Psicologia (CFP); e procuraram abordar o papel do psicólogo diante das discussões sociais em questão.
O evento foi organizado por uma comissão de professores e alunos de todos os semestres. De acordo com a professora e membro da comissão organizadora Katila Morel, alguns professores trabalharam os temas em sala de aula antes das palestras para preparar e introduzir os alunos ao debate. Após a Semana de Psicologia, todos os anos, segundo Katila, é possível observar o quanto os alunos absorvem e aproveitam os assuntos das palestras em discussões e até mesmo no conteúdo geral do curso, levando, assim, o aprendizado desse evento por toda a formação academia, profissional e pessoal.
Para a aluna do 6º semestre e integrante da comissão organizadora Luana Ogeda, um dos pontos positivos da Semana de Psicologia foi a escolha de temas atuais. “Todas as palestras foram ótimas. Na quarta-feira sobre a violência doméstica com a palestrante Nahara, na quinta-feira com a mesa redonda com as inteligentíssimas Gabriela e Tatiana, e especialmente na sexta feira em que a palestrante Lilian deu show de irreverencia e conhecimento sobre a inclusão social; e para fechar a semana com chave de ouro a palestrante Gabriela Zin discutiu sobre a desconstrução da cis-heteronormatividade, outro assunto que gera muita polemica pela falta de espaço para sua discussão e maior entendimento”.
Também do 6º semestre, a aluna Juliana San Juan ressaltou a importância desse tipo de evento para a troca de conhecimento e comemoração do dia do psicólogo. “A Semana da Psicologia traz muitos frutos para nós alunos. É uma troca de conhecimento entre aluno-professor e palestrante. A palestra que mais me atraiu foi da psicóloga Lilian da Fonseca dos Santos que abordou o tema "Uma prática necessária - a psicologia nos processos de inclusão". Ela nos trouxe casos comuns do dia a dia, demonstrando que pessoas com deficiências são como outros indivíduos quaisquer. Fazer com que nós quebremos essa barreira que fora imposta muitas vezes de maneira inconsciente, é necessário e foi de grande aprendizado”.
Além dos palestrantes, na abertura da Semana de Psicologia, aconteceram apresentações de música e poesia como forma de descontração e para marcar o início das palestras e comemorações do Dia do Psicólogo. O aluno do 4º semestre Roger Alves Gomes Santos participou de uma das apresentações de música juntamente com o colega de classe Francisco Bergson, e ressaltou a importância desse tipo de evento para sua formação acadêmica. “Trazer profissionais da área para tratar de temas atuais e relevantes para nós faz com que saiamos um pouco da teoria e da sala e tenhamos uma ideia do que é a psicologia no "mundo real" e na prática. E é notável que esse é o sentimento dos colegas de outros semestres, que nos três dias lotaram o anfiteatro. Para mim é essencial momentos como esses, pois não teria a oportunidade de acompanhar assuntos atuais e ter esse tipo de conteúdo com profissionais em outra circunstância sem ser na Semana da Psicologia”. Sobre os temas, Roger comentou sobre a relevância e o aprendizado na atuação da profissão. “Os temas foram muito relevantes e de grande valia, particularmente. Vemos as dificuldades que se tem nessa área de atuação e a grande responsabilidade, mas também podemos observar a grande satisfação que essa profissão traz. Poderia ter duas Semanas de Psicologia por ano devido ao grande crescimento que ela nos proporciona”.

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594