Einstein Limeira

1 2

Palestra destaca e incentiva pesquisa cientifica na faculdade
09/03/2017

No dia 23 de fevereiro, as Faculdades Integradas Einstein Limeira, através do Comitê de Ética e o Comitê de Trabalhos Acadêmicos, promoveram a palestra “Aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos: do projeto à Plataforma Brasil”. A palestra foi ministrada pela professora Dra. Solange Aparecida Rossini de Oliveira, que expos e compartilhou com os participantes os conhecimentos sobre os avanços científicos e tecnológicos, além da importância da pesquisa e divulgação de estudos para a comunidade científica e população leiga.
Segundo Solange, o objetivo da palestra foi apresentar à comunidade acadêmica o papel do Comitê de Ética (CEP) no processo da pesquisa científica e como organizar e confeccionar um projeto de pesquisa. Na palestra foi destacada a importância do respeito ao sujeito colaborador da pesquisa e o papel da Plataforma Brasil como um banco de dados nacional. 
    Devido à grande procura dos estudantes, o evento foi organizado em dois horários, de modo que pudesse atender e informar a todos. O público-alvo envolveu professores orientadores e alunos do 3º, 5º, 7º e 9º semestres de diversos cursos oferecidos pela Instituição como Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, entre outros. Trata-se de alunos em vias de conclusão de curso e do Programa de Apoio à Pesquisa e Iniciação Científica (PAPIC) que desde 2014, tem ampliado o interesse dos discentes em conhecer os trâmites para publicação.
    Para a aluna do 5º semestre de psicologia, Gabriela Franco Azevedo, o evento foi muito interessante e de grande valia. “A palestra foi muito importante e trouxe grandes aprendizados. Muitos alunos querem fazer pesquisa, mas não sabem onde procurar informações ou por onde começar; a professora ensinou até mesmo os caminhos para a realização de uma pesquisa e sobre a história de estudos científicos. Eu achei muito válido e produtivo tanto pela palestra em si quanto pela iniciativa da Einstein em propiciar isso aos alunos”
    A palestra reuniu cerca de 350 participantes, que lotaram os anfiteatros da Instituição. A professora Solange destacou que “esse tipo de evento vem contribuir para que os interessados em pesquisa em seres humanos possam tirar suas dúvidas e assim se organizar na estruturação, confecção e submissão de seus projetos de pesquisas, inicialmente via Plataforma Brasil e, dela, ao CEP. Além de enfatizar a motivação da comunidade acadêmica na participação em pesquisas científicas, o que nos deixa muito satisfeitos e nos dá a certeza de que o CEP está cumprindo com seu papel e auxiliando na formação de jovens cientistas”, disse.
 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594