Einstein Limeira

1 2 3 4 5

Semana da Psicologia leva temas modernos para o debate do segmento
06/09/2017

Com o objetivo de debater as novas áreas de atuação do ramo, aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de agosto a Semana da Psicologia na Einstein. O evento teve palestras, mesas redondas, além de atividades científicas com a exposição dos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) dos alunos do 5º ano.  Aberto ao público, o evento reuniu centenas de pessoas.
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Einstein, Yeda Oswaldo, eventos como este ocorrem na faculdade desde 2005, sempre com propostas diferenciadas. "O objetivo é levar aos alunos assuntos interessantes e que agregam à vida e à futura trajetória profissional deles", explica.
Yeda também ressalta que o curso de psicologia tem trabalhos interessantes a expor neste tipo de evento, como a Clínica Escola, que hoje atende a 450 pessoas por mês. "E este atendimento é cedido às pessoas que de fato precisam. O trabalho feito é muito bonito", comenta, orgulhosa.
ATIVIDADES
Uma das alunas participantes do evento, Caroline Silva, do 10° semestre, aprovou a palestra que aconteceu na quarta-feira (23), com o psicólogo Bruno Lima Soalheiro. "Ele explicou sobre psicologia, marketing e empreendedorismo. Psicologia deve ser um negócio sim. E a divulgação deste serviço é sinônimo de ganho de saúde pública", opina. 
Mas essa foi apenas uma das atividades. Na terça-feira (22), por exemplo, aconteceu uma mesa redonda com o Dr. Guilherme Bergo Leugi e Ms. Bruno Cortegoso, envolvendo questões de práticas mercadológicas. Na quinta (24), houve outras palestras e os temas foram "Psicologia em Emergências e Desastres", com a professora e Dra. Ticiana Paiva de Vasconcelos e "Psicologia e Segurança Pública", ministrada pela psicóloga Juliana Pimentel da Cruz.
ATIVIDADES CIENTÍFICAS
Os alunos do 10º semestre do Curso de Psicologia também apresentaram os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) durante a Semana da Psicologia. Um desses grupos utilizou a Clínica de Psicologia da Einstein como base de estudo, analisando o caso de duas crianças em vulnerabilidade social, uma de 10 anos e outra de apenas 5 anos. "Fizemos todo o acompanhamento dos meninos, cada um de uma forma diferente, a fim de fazer recortes desta sessão e comprovar a teoria com a nossa prática. Foi lindo ver que deu resultado após um ano e meio de trabalho", explica uma das integrantes do grupo, todas de integrantes do 10° Semestre, Jéssica Assis dos Santos.
Ainda ligado ao cunho de vulnerabilidade, outro grupo focou nos dependentes químicos. Emanuele Ferreira explica que o trabalho demanda avaliar o funcionamento da personalidade e a capacidade de resiliência, além de ouvir a família dos atendidos. "Participarão do projeto 60 sujeitos e teremos todo um método a seguir. Trará muito trabalho, mas ao final tenho certeza que estaremos satisfeitas com o resultado, que só é possível por termos muita estrutura aqui na faculdade, principalmente em termos de professores e orientação", comenta.
CRIATIVIDADE
A criatividade dos alunos, somada ao conhecimento, também chamou a atenção. Um grupo levou a psicologia aos contos de fadas. Caroline Borba e Larissa Freire fizeram uma análise do conto a Bela e a Fera e do filme Malévola. "Elaboramos uma interface com o desenvolvimento psíquico da criança a partir da teoria psicanalítica. É importante compreender a implicação dos contos de fadas no desenvolvimento", explica Caroline.
Para Larissa, "eventos como este de psicologia são fundamentais na faculdade, pois nos fazem expor nosso conhecimento e crescer", complementa.
 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594