Einstein Limeira

1 2

Semana da Engenharia Civil apresenta novidades
23/10/2017

Aconteceu entre os dias 3 e 5 de outubro a edição 2017 da Semana de Engenharia Civil na Einstein, trazendo muitas novidades da área para o desenvolvimento dos alunos. 
Segundo o coordenador do curso, Victor José dos Santos Baldan, a procura deste ano foi muito boa, contando com uma média de 120 participantes por dia de evento, mostrando o interesse dos alunos pelo conteúdo apresentado. "No primeiro dia apresentamos uma excelente exposição sobre Estruturas Metálicas, a ênfase do nosso curso. Na sequência, no mesmo dia, foi apresentado as diretrizes e normas necessárias a se observar para a aprovação de projetos na prefeitura. No segundo dia os alunos puderam conhecer as novas técnicas e produtos para estruturas em concreto armado e protenido, finalizando com a exposição do sistema construtivo Wood Frame, que utiliza madeiras para construção", explica.
Mas como nos anos anteriores, o grande destaque foi o Concurso de Ponte de Macarrão, que mobilizou os alunos nos dias anteriores para que desenvolvessem estruturas usando apenas este alimento cru. Como explica o aluno Edaílson Leandro da Silva, que está desenvolvendo seu TCC justamente sobre este exercício, “ a construção de Ponte de Macarrão é uma atividade que acontece no mundo todo, por ser barato, fácil de trabalhar e apresentar propriedades semelhantes às das estruturas reais, permitindo uma aproximação em escala. O recorde mundial é de 490kg suportados por uma destas pontes, já no Brasil, com as informações que temos, é de 235kg. Todos seguem os mesmos padrões mundialmente, com pequenas alterações pontuais”. Edaílson inclusive foi o vencedor do concurso em 2016, conseguindo que sua estrutura suportasse 108kg e, neste ano, foi novamente o vencedor, conseguindo que a nova versão da sua ponte suportasse 127,5kg.
O segundo lugar ficou para um grupo formado apenas por mulheres do 4° semestre, que mantiveram a liderança até a última apresentação do aluno Edaílson, conseguindo suportar 97,5kg. Para Beatriz Saldanha, uma das participantes da equipe do 4° Semestre de Engenharia Civil, “foi muito trabalhoso, mas nos ajudou bastante a compreender alguns fundamentos, principalmente porque estamos na matéria de “Resistência dos Materiais” e fazer essa fonte nos ajudou a testar alguns conceitos”. Fabiane Correia, do mesmo grupo, reforça que “nós não esperávamos que nossa ponte iria aguentar tantos quilos, então toda a teoria que aprendemos foi muito útil no projeto”, no que é completada por Carla Olivier, “pesquisando diversos formatos nós descobrimos que este que utilizamos era o que tinha melhores resultados neste tipo de concurso, então partimos daí para fazer nosso projeto”. 
“ A Semana de Engenharia agregou muito para todos nós, em especial o concurso. As informações passadas nestes dias foram muito uteis e a experiência adquirida neste projeto é algo que vamos levar para sempre. A organização como um todo foi impecável”, finaliza a aluna Monique Struver, do 4° semestre.
 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594