Einstein Limeira

1 2

Simpósio de Educação discute inclusão de deficientes nas escolas
23/10/2017

Aconteceu - entre os dias 2 e 6 de outubro - o 8º Simpósio de Educação na Einstein. O evento “Valorizando as Diferenças” contou com palestras e oficinas, que abordaram principalmente o tema inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas. 
A coordenadora do curso de Pedagogia na Einstein, Rita de Cássia Santos Almeida, afirma que o objetivo foi o de aprofundar os conhecimentos de uma forma dinâmica e didática. “Queríamos explorar um assunto novo e importante. E tudo isso de forma a aliar teoria e prática”, relata.
A temática inclusão permeou todas as atividades do evento. O palestrante que abriu a sequência de atividades do Simpósio de Educação, o professor do programa de Pós Graduação da Einstein Richard Munhoz, acredita que o tema do evento  foi excelente. “Só no Estado de São Paulo aconteceram 698 mil inclusões em 2016. O professor precisa sair daqui sabendo fazer inclusão, senão não vai se encaixar no mercado e, por tabela, vai decepcionar os outros e a si mesmo”, diz. 
ATRAÇÕES
Para mostrar na prática os benefícios da inclusão, a primeira noite também contou com a presença  de Jeniffer Caroline Alves da Silva, 21 anos. Ela tem Emiparisia e teve todo o acompanhamento na Aril e também no processo de inclusão. “Sou muito grata a todos que me ajudaram na vida. Eu ganhei inúmeras medalhas devido ao esforço meu e de muita gente que queria que eu fosse melhor a cada dia”, relata.
As atrações chamaram muito a atenção dos convidados. Na terça-feira (3), aconteceu um festival de literatura, com teatros temáticos, além das apresentações dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos do último semestre. As atividades seguiram e, na quarta-feira (4), a atração ficou por conta da palestra “Desmitificando a Inclusão”, pela Dra. Ana Carolina Camargo Christovam. 
Na quinta-feira (5) e sexta-feira (6), ocorreram as oficinas interativas, envolvendo temas como “Circo e Inclusão”, “Os jogos de papéis e a Aprendizagem na Educação Infantil”, “A Contação de História como instrumento na socialização”, “Games como Auxílio ao Desenvolvimento Cognitivo em Sala de Aula”, entre outros. Todas as atividades acompanhadas por profissionais da área, que davam todo o suporte junto aos estudantes.
 ALUNAS
Lavínia Silva Pereira, do 4º semestre de Pedagogia, acredita que simpósios como este agregam muito conhecimento. Ela pretende ingressar na área de psicopedagogia. “Gosto muito desta questão de atender com qualidade os alunos com necessidades especiais. A inclusão é uma necessidade”, comenta.
Também do 4º semestre, Patrícia Barbosa da Silva acredita que nessa sequência de atividades do evento sempre é aprendido algo novo. “Eu, como futura docente, tenho que saber lidar com situações diversas. Atividades desta natureza agregam muito ao nosso conhecimento”.
Com a meta de ser gestora na área de pedagogia, Nayra Lima, do 6º semestre, afirma que a opinião de especialistas é um diferencial. “É legal alguém de fora chegar aqui e confirmar tudo o que vinhamos aprendendo em sala de aula. Além disso, eles mostram na prática o que aprendemos na teoria. Isso é um sinal que estamos definitivamente no caminho certo”.
 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594