Einstein Limeira

1 2 3 4 5

4º Simpósio de Enfermagem fala sobre qualidade e competência na saúde
18/12/2017

Com o tema “Qualidade de Assistência e Competência Profissional: Onde Devemos Chegar?”, a Einstein promoveu o 4º Simpósio de Enfermagem. O evento ocorreu entre os dias 6 e 8 de novembro e o que chamou a atenção foi o amor que os profisionais presentes e também os alunos aspirantes a enfermeiros demonstraram durante todas as atividades.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Luciane Carmona, a meta foi promover um bate-papo com os alunos, abordando temas que não estão inseridos como disciplinas na sala de aula. “Nós queremos realizar uma complementação da formação profissional. Pra isso chamamos palestrantes que têm esta proximidade com hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, entre outros, para mostrar o que acontece de fato no dia a dia”, relata.
Os trabalhos começaram com uma palestra muito interativa que abordou a “Qualidade na Prevenção e Controle de Infeccção”, com Beatriz Caraccio, médica infectologista e Juliana Vidal Sartori, enfermeira da CCIH. “Nosso objetivo foi fazer um jogo de perguntas e respostas sobre essa temática. Aí a nossa interatividade ocorreu quando eu fazia uma pergunta e eles respondiam nos cartazes. E sabe, eu me surpreendi! Estavam hiper afiados”, comenta.
A companheira de palestra da médica, a enfermeira Juliana também ressalta a importância de temas como este serem debatidos na faculdade. “A nova geração está aí para renovar, colocar na prática tudo o que aprende em sala, mas também para entender como é este mundo para que aprenda a ser a diferença”, complementa.
ALUNAS
Belas histórias motivam os alunos a não só participarem do simpósio, como também a escolher a enfermagem para a vida. Jéssica Fernanda da Silva, do 10º semestre, diz que desde criança sabia que ia atuar nesta área. “Minha mãe, numa época, precisou passar por uma cirurgia complicada. Me lembro que observava como ela era tratada e imaginei que eu poderia fazer bem melhor. Hoje quero cuidar de todos os pacientes como se fossem da minha família’, ressalta a jovem, que já atua como técnica na área da saúde.
Já Luciana Cristina Bonifácio, também do 10º Semestre, entrou na área pelo belo exemplo da avó, que também era enfermeira. “Eu observava com os olhos brilhando quando me contavam sobre a profissão dela. É uma coisa que me motivava desde pequena a querer estudar e me tornar uma referência neste ramo”, diz.
Natiele da Silva, do 8º semestre, também tem um motivo tocante para ter escolhido a enfermagem. Ela afirma que a prima, que tem necessidades especiais, morou junto com a família dela e que ambas foram muito amigas em toda a infância. “Ela me chamava de “minha enfermeira preferida”, porque cuidava dela. Então, não teve jeito. Tive que seguir esta profissão”, explica.
Além das atividades do dia de abertura, os trabalhos prosseguiram e, no dia 7, o tema abordado por Mariana Valente, enfermeira da Prefeitura de Limeira foi “Mestrado Profissionalizante em Enfermagem e atuais perspectivas do SUS”. Já no último dia do evento os alunos do 10º semestre do curso apresentaram trabalhos acadêmicos.

 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594