Einstein Limeira

1 2 3 4 5 6 7

DEFESA PESSOAL: Seminário de Krav Maga reúne participantes de Limeira e região
28/08/2018

O seminário prático de Krav Maga – sistema de combate e defesa pessoal israelense foi realizado, no dia 11 de agosto (sábado), com a participação de aproximadamente 50 pessoas de Limeira e região. O evento foi promovido por meio de uma parceria entre as Faculdades Integradas Einstein de Limeira e a equipe limeirense 'Combate Urbano de Krav Maga', filiada a World Krav Maga Federation – South America (WKMF).
 
O instrutor da equipe 'Combate Urbano', Luís Fernando Affonso, explica que o objetivo do seminário foi apresentar de maneira prática o Krav Maga (em Hebraico significa – combate de contato). “É uma técnica de defesa pessoal, desenvolvida para ser utilizada em situações de sobrevivência. A filosofia tem como foco a neutralização de ameaças e agressões, por meio de manobras rápidas e eficazes”, salienta Luís Fernando.
 
Ricardo Oliveira, que também é instrutor da equipe 'Combate Urbano Krav Maga', atua há 12 anos com a técnica. Ele destaca os benefícios da atividade. “O Krav Maga desenvolve várias habilidades, como autoconfiança e trabalho em equipe, entre outras”, salienta. Outra característica do Krav Maga é que ele pode ser praticado por qualquer pessoa. “Em nossa equipe temos alunos de 10 até 70 anos de idade”, destaca Ricardo.
 
O cadeirante Wesley da Silva Tenório também faz parte da equipe. Ele começou a frequentar as aulas há poucas semanas, mas fez questão de participar do seminário. “Os movimentos são aperfeiçoados com a prática, ainda mais no meu caso. Os instrutores adaptam o Krav Maga para a minha necessidade, e desse modo aprendemos juntos”, comenta Wesley.
 
O seminário foi ministrado pelo presidente da WKMF - South America, Mestre Walmir Alcântara. Praticante do Krav Maga desde os anos 90, Alcântara esteve recentemente em Israel para aperfeiçoar seus conhecimentos. Ele ressalta que o sistema de combate corpo a corpo envolve técnicas de lutas, torções, defesa contra armas e principalmente o domínio das emoções. “O equilíbrio emocional é fundamental no Krav Maga. Aprendemos a nos defender de maneira simples e rápida”, enfatiza o presidente da WKMF.
 
A instrutora Josiane Alcântara, da cidade de Sumaré, reforça que os praticantes de Krav Maga aprendem a utilizar métodos verbais para evitar o confronto sempre que possível. “Adquirimos técnicas para prevenir ações violentas, para reagir no momento correto e para nos defender. O treinamento é o mesmo para homens e mulheres, mas respeitando os limites de cada um”, afirma Josiane.
 
Durante o seminário foram sorteados brindes aos participantes, como facas táticas, entre outros brindes. Caio Marques e Matheus Mullea, alunos do 2º semestre do curso de Educação Física da Einstein, aprovaram o evento. “É uma oportunidade de conhecer novas pessoas e agregar conhecimento à nossa formação acadêmica”, comentam os estudantes.
 
História
 
O Krav Maga é derivado de habilidades de briga de rua, desenvolvidas por Imi Lichtenfeld para defender os judeus durante o período de ativismo antissemita em Bratislava nos anos 1940.
 
Após sua imigração para Israel, ele começou a fornece r treinamento para as Forças de Defesa de Israel, desenvolvendo as técnicas que se tornaram conhecidas como Krav Maga. 
 
O Krav Maga é utilizado pelas Forças Especiais de Defe sa de Israel e adotado por organizações de imposição da lei e segurança como Mossad, Shabak, FBI, unidades da SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque e Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos. Existem várias organizações responsáveis pelo ensino do Krav Maga internacionalmente.
 
O Krav Maga não é considerado uma Arte Marcial muito menos um espor te, já que não possui quaisquer regras. 
(Fonte: www.wkmf.com.br/)
  
 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594