Einstein Limeira

1 2 3 4 5

Indústria 4.0 é tema do Simpósio de Engenharia Elétrica 2018
07/12/2018

Com o objetivo de falar em tecnologia e inovação, a edição 2018 do Simpósio de Engenharia Elétrica na Einstein foi marcada por palestras, exposição de maquinários e apresentação de projetos de alunos. O evento ocorreu entre os dias 12 e 14 de novembro e teve desde conceitos de Indústria 4.0 até explanações sobre a Engenharia Mental e Comportamental.
Segundo Camila Soares, coordenadora de Engenharia elétrica na Einstein, a meta é trazer conceitos que facilitem o ingresso dos futuros engenheiros elétricos nas empresas, "A parte elétrica do planeta é algo que está evoluindo muito rápido. A ideia, então, é que todos os anos a gente traga informações novas", explica.
Uma das palestras trazidas abordou o assunto "Soluções em conectividade", ministrada pelo engenheiro Marcos Roberto da empresa Weg. Fernando Temotheo de Carvalho da empresa Elipse também abordou conceitos da Indústria 4.0. "São temas em alta e que permitem maravilhas, como acessar um equipamento pelo celular que está há quilômetros de distância", comenta a coordenadora.
 
DEMONSTRAÇÕES
Na entrada do evento havia a exposição e demonstração de equipamentos da empresa Weg. "O perfil dos alunos de exatas é muito físico e manual racional. Se você traz para eles olharem e colocarem a mão, com certeza a assimilação é maior", diz Camila.
Ver de perto os equipamentos foi uma sensação única. Ainda mais para João Vitor Sobrinho Ferreira, 6º semestre. Ele trabalha na multinacional, porém, na área de vendas. "Eu ajudei na vinda da Weg para o simpósio e estou muito animado. Estou aprendendo muito também", diz.
O estudante elogia o curso na Einstein e diz que está sendo bem preparado para um dia chegar ao cargo de engenheiro. "A engenharia aqui na Einstein é referência, temos professores muito bons, que se formaram nas primeiras turmas da Einstein. E se eles têm tanta base e conteúdo com essa instituição no diploma, a gente não tem dúvidas que estamos no lugar certo".
 
OUTRAS PALESTRAS
No último dia, aconteceram as palestras de "Engenharia Mental, com o Piscanalista e Coach Paulo Dioto. Em seguida o tema foi "Segurança nas Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas", com a engenheira Alessandra Junk da empresa Maex Engenharia.
Para Rafael Rigobelo, do 10º semestre, que está em fase de desenvolvimento do TCC sobre "luva sensitiva para prótese de mão", todas as palestras foram úteis. "São algumas coisas que a gente consegue ver no dia a dia na indústria, mas muita coisa que ainda não tivemos acesso. Muito interessante".
William Xavier dos Santos, também do 10º semestre, concorda. "É muito bacana. Eu, por exemplo, conhecia pouco da linha da Weg, mas muita coisa não sabia que existia. Por exemplo, o inversor de frequência embarcado, coisas deste tipo", comenta o rapaz, que atualmente trabalha com planejamento de manutenção, mas pretende migrar, ao final do curso, para automação industrial e residencial.
 
TCCs
Durante o evento também foram apresentados 6 trabalhos de conclusão de curso, que se inscreveram. No entanto, no total, serão 17 duplas que irão elaborar os materiais necessários para concluir Engenharia Elétrica na Einstein.
Segundo a coordenadora, os diferentes temas chamaram a atenção. "Tivemos projetos que falavam desde a engenharia de reabilitação até deficiência energética. Automação é algo amplo", conclui.
 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594