Einstein Limeira

1 2

Einstein promove edição 2018 da Feira de Ciências e Profissões
07/12/2018

O Colégio e a Faculdade Einstein de Limeira promoveram no sábado, dia 20 de outubro, a Feira de Ciências e Profissões. As portas estavam abertas a todo público para conferir os experimentos científicos de alunos do Infantil 1 ao 3º ano do Ensino Médio, além da estrutura dos cursos oferecidos pela faculdade.

No ginásio, salas de aula e corredores, estudantes estavam animados com seus experimentos. Tinha química, física e biologia por todos os cantos. Natália Aparecida Mesquita, do 6º ano, estava demonstrando como funciona um pluviômetro. "Eu adorei fazer este projeto, pois aprendi muita coisa que não sabia e estou aprendendo a repassar isso aos visitantes", diz.

Ela comenta que trabalhar de forma manual, em uma época em que tudo é digital, faz a diferença; "Meu trabalho é um pluviômetro que mede em milímetros a quantidade de chuva. A gente fez um simulado dele com garrafa pet, água, corante azul, régua de 30 centímetros e bolinha de gude. Eu achei demais essa experiência".

 

O MANUAL

Trabalhar de forma manual, numa época em que cada vez mais se usa o computador e os meios digitais, também é citado pelo professor de física e um dos organizadores da feira, Flávio Borges Bertassio. "É essencial falar mais de ciência, interagir, lidar com o que pode dar errado e procurar soluções. Tem toda a parte virtual que fica um pouco de lado e trabalhos manuais ficam em evidência, de forma a trabalhar em grupo. Tudo isso faz parte do crescimento. Pai, família, professor e aluno, todos se unem e têm mais contato", comenta.

Vinícius Rodrigues da Silva, 9º ano, é um exemplo de quem conseguiu finalizar o projeto com ajuda dos professores e pais. "Esse ano apresentei um experimento de tornado e outro de atrito. Nos anos anteriores já montei telescópios, falei sobre pigmentações de cores, entre outros temas. Nada disso seria possível sem a cooperação do corpo docente, que me ajudaram nas pesquisas".

O mesmo relata Gabriel Belém, do 3º ano do Ensino Médio. Ele conseguiu material e informações nos laboratórios do Colégio Einstein para dar vida a sua Bobina de Tesla, que é basicamente um transformador. “Na verdade, são dois transformadores ligados juntos, que pegam um 220 da tomada e transformam em 7500 volts e em ainda maior voltagem. É um experimento que foi criado pelo Nikola Tesla, pai da eletricidade alternada. E ele também desenvolveu métodos de transmissão de energia sem fio", diz, muito satisfeito.

 

FEIRA DE PROFISSÕES

Além da apresentação da Feira de Ciências, as profissões estavam expostas por todo o prédio. Coordenadores de todos os cursos da faculdade, além dos estudantes, falavam sobre a estrutura de cada área e chamavam a atenção do público presente, que pôde conhecer um pouquinho de tudo que a Einstein oferece nas áreas de saúde, engenharia, educação, entre outras.

Para a diretora pedagógica da Einstein, Abigail Rovai Cardoso, aliar a Feira de Ciências com a Feira de Profissões foi uma ótima ideia. "Virou uma escola aberta para mostrar tudo que a faculdade também possui. Tudo isso não só de conteúdo expositivo, mas também de forma prática. Envolvimento dos alunos, professores e isso é muito legal".

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594