Einstein Limeira

1 2 3 4 5

Noite de debates sobre Luta Antimanicomial
12/06/2019

Einstein ganha um dia de debates sobre Luta Antimanicomial

O curso de Psicologia das Faculdades Integradas Einstein de Limeira promoveu uma noite de discussão nesta segunda-feira (20), em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. Com a presença de Luciano Marques Lira - que contou uma história de superação de tratamento da esquizofrenia ao sucesso profissional no rádio - e da psicóloga e secretária de Saúde de Campinas, Ana Cristina dos Santos, o evento gerou uma interessante roda de debate sobre a humanização do tratamento psiquiátrico.
Várias foram as vertentes deste tema, entre eles, os 18 anos recém completados da Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, também conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, que instituiu um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais no Brasil. "Ficaram muito tempo tratando de pessoas de forma a deixá-las trancafiadas em hospitais psiquiátricos. Hoje temos uma proposta muito mais humana, voltada para desenvolver o potencial da pessoa", comenta Profa. Ana Carolina Camargo Christovam, coordenadora do curso de Psicologia da Einstein.
O organizador do evento, o professor Samuel Gachet, endossa as palavras de Ana Carolina, Diz ainda que o objetivo foi promover uma verdadeira troca de experiência sobre o assunto com os futuros psicólogos e os profissionais. "Este é o momento de  discutir a questão dos manicômios no Brasil, os retrocessos e os avanços que tivemos em relação à saúde mental".

IMPORTÂNCIA DA LUTA
Para quem entrava no evento, desenhos e cartazes chamavam a atenção, pelas frases de reflexão feita pelos estudantes. E essa ligação dos jovens com este assunto, para a psicóloga Ana Cristina, é ainda uma forma de informá-los sobre parte da história da história da Saúde no Brasil. "É incrível falar com eles sobre a Reforma Psiquiátrica e sobre a legislação dentro da saúde e serviços substitutivos que a gente tem", diz.
Luciano marques Lira, usuário da Saúde Mental desde 1996 em Campinas, também ressalta a importância de futuros psicólogos priorizarem este tema. "Faço acompanhamento do Caps desde 1997 pela minha esquizofrenia. Sofri muito no passado, mas depois fui submetido aos tratamentos corretos e agora isso tudo é outro mundo. Evolui e hoje sou locutor de um programa de Rádio, chamado Maluco Beleza. Se Deus quiser, a Reforma Psiquiátrica que veio pra ficar", diz.

ALUNOS
Os alunos se esforçaram. Apresentaram suas opiniões, na fala ou escrita e aprofundaram os conhecimentos sobre a Luta Antimanicomial. Gabriel Henrique Paulino Casemiro, do 1º semestre de psicologia, recitou um texto de autoria própria e arrancou aplausos dos colegas e professores. "Gosto muito de escrever e aproveitei para estudar o assunto e apresentar algo legal. Grato pela Einstein me dar essa oportunidade, além de toda a estrutura para me formar um ótimo psicólogo", fala.
Jean Santos Pereira, do 9º semestre, também só elogiou o evento. Ele já trabalha na área de saúde mental, no estágio remunerado e exalta a importância de debates como este. "Muito interessante explorar sobre o combate do sofrimento psíquico, pensar em novas possibilidades de ação frente a problemática humana, porque às vezes não é só o sofrimento, mas também a saúde e muitas coisas a serem construídas. É importante um espaço como este para a gente dar voz a vozes que não forem ouvidas", completa.
 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594