Einstein Limeira

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Workshop Internacional de Educação Física firma cooperação acadêmica com faculdade de Cuba
30/11/2017

Aconteceu na última semana de outubro o Workshop Internacional de Educação Física da Einstein. O evento teve a participação especial do Professor cubano Jorge Ruiz Cañizares, da Universidade de Matanzas, com o objetivo de fortalecer o acordo de cooperação acadêmica firmado este ano com a universidade.
De acordo com o coordenador do curso de Educação Física Homero Gustavo Ferrai, além do intercâmbio de informações, a meta também foi a de usar esse gancho para discutir temas relevantes da área da Educação Física. "Estive em Cuba este ano, junto com o professor Norberto Luciano Silveira (Guinho), entre os dias 24 de junho a 4 de julho. Agora quem veio em intercâmbio foi o Jorge Ruiz, a fim de trazer conhecimentos de esportes de lá para nosso alunos", explica.
O professor Jorge Ruiz ficou satisfeito com o resultado de suas participações na Einstein disse que aprendeu muito com a experiência. "Está sendo muito bom conhecer o Brasil e trazer um pouco do meu conhecimento para os alunos da Einstein a respeito de como funcionam as coisas no esporte na minha terra. A gestão do esporte é importante em qualquer país para que haja êxito".

MESA REDONDA
Ainda na segunda-feira, participaram também os professores Leandro Mazzei, da FCA/Unicamp e Renato Lamas, da Confederação Brasileira de Basquete. Eles falaram de gestão do esporte em palestras individuais e, após isso, participaram de uma mesa redonda junto aos alunos. A atividade foi aberta às perguntas de estudantes.
Para Leandro Mazzei, a gestão do esporte é essencial para que haja bons resultados e, por tabela, reconhecimento. "É importante que os alunos de Educação Física tenham essa concepção. O conhecimento é essencial". Renato Lamas complementa. "Eu tentei mostrar na prática como a gestão funciona no basquete, que é um esporte que eu sou bastante adepto".
Os alunos se mostraram muito contentes com a divisão de conhecimentos passados nas oportunidades. Alex Ricardo Ruy, do 8º semestre, reconhece a importância da gestão de esportes, principalmente na academia que trabalha. "Esse tipo de conhecimento é essencial, principalmente pra mim, que quero a cada dia mais trabalhar melhor neste ramo".
Beatriz Xavier Garcia, do 4º semestre, também elogiou bastante o evento. "Gostei principalmente da palestra do professor cubano. Ele tem muito conhecimento a passar, principalmente porque Cuba é excelente nos esportes mesmo com o sistema que vivem".

PROGRAMAÇÃO
Na terça-feira, Jorge Ruiz Cañizares prosseguiu com outra palestra, chamada "Modelo de educação Física e formação de atletas cubanos". Já no sábado foi a vez dos minicursos, com "Treinamento Funcional: Teoria e Prática", no Limeira Clube e "Recreação Aplicada ao Acampamentos e Hotéis", no Ginásio da Einstein.
O professor do treinamento funcional, Bruno Fumes, que também ministrou a palestra sobre Mercado Fitness durante o workshop, explica a importância das atividades oferecidas. "Na Educação Física não tem como separar o teórico do prático. Você tem que entender o que está fazendo pra orientar o aluno da forma adequada".
Quanto ao intercâmbio do professor cubano nas atividades, ele diz: "acho incrível, porque são culturas muito diferentes. Cuba tem um histórico de desporto muito diferente do Brasil, mais forte do que aqui. Isso ajuda a gente a pensar quão é importante e o quanto a gente trabalha pouco ainda nessa questão. Então é uma experiência que agrega para os dois lados".

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594