Fale com a gente

4º semestre de Psicologia da Einstein realiza 3ª edição das Olimpíadas de Análise de Comportamento

28/11/2023

Os alunos do 4º semestre de Psicologia das Faculdades Integradas Einstein de Limeira participaram da 3ª edição das Olimpíadas de Análise de Comportamento.

A professora especialista Beatriz Luiza Morgantini, responsável pelo projeto destacou sobre a necessidade da atividade neste período. "Essa atividade é crucial para os alunos, especialmente neste período do curso, pois a análise do comportamento é complexa. Ao aplicar os conceitos na prática, percebem a relevância na vida real. Iniciamos com uma abordagem específica para mostrar que estão aprendendo por um motivo. A transição da teoria para a prática permite que vejam a funcionalidade do aprendizado."

Três professoras foram juradas da terceira edição do evento: dra. Ana Carolina Camargo Christovam, esp. Jéssica Cristina Miranda e dra. Miriam Bratfisch Villa.

A docente Beatriz Morgantini falou sobre a capacidade de as atividades promoverem o desenvolvimento de habilidades práticas, como apresentação de trabalhos, construção de artigos e planejamento de pesquisa. “Enfrentar adversidades, como desafios logísticos e climáticos, contribui para sua formação como psicólogos. Essa experiência os prepara para lidar com situações imprevistas em suas futuras práticas clínicas. Ao enfrentarem dificuldades e relatarem suas experiências, os alunos aprendem a desenvolver resiliência e aprimoram um olhar clínico aguçado. Isso é essencial para propor intervenções eficazes, avaliar o porquê de algumas abordagens não funcionarem e persistir na busca por soluções. Em suma, essa atividade é crucial para o desenvolvimento integral dos alunos como futuros profissionais da psicologia."

Os alunos destacaram que adotaram ações visando o bem estar e a ética no tratamento dos animais, evitando métodos que causassem algum tipo de desgaste ou estresse excessivo aos animais envolvidos nos experimentos.

Um dos alunos falou sobre a importância do aprendizado da atividade, que fez o grupo ver a ligação entre os animais e os seres humanos e a necessidade de o profissional psicólogo intervir de maneira ética e consciente no comportamento do paciente.

Os alunos foram desafiados pelos hábitos anteriores dos animais, além de questões de saúde, idade e também os fatores climáticos influenciaram os resultados, devido à forte onda de calor que afetou diversos estados do Brasil nas duas últimas semanas, seguida também por chuvas intensas.

Yasmin de Oliveira Bagnoli, que compunha o grupo vencedor, destacou as oportunidades oferecidas pelo ensino das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. "Em primeiro lugar, esse evento representa a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos que aprendemos em sala de aula na prática. Realizamos um experimento envolvendo um animal, o que nos permitiu vivenciar um pouco da prática clínica como futuras psicólogas. Em segundo lugar, a importância está na preparação para situações futuras similares, como apresentações públicas. Isso é valioso para treinar a comunicação com grandes plateias, algo que será útil ao apresentar projetos de TCC ou participar de palestras após formadas."

A colega de grupo, Pamela Francieri Dutra Marcelo também ressaltou a importância da experiência. “Acredito que essa experiência é completa tanto do ponto de vista da psicologia quanto do desenvolvimento pessoal e profissional. Ao sairmos da nossa zona de conforto, enfrentamos as dificuldades comuns de falar em público. Aqui, somos desafiados a dar novos passos, a cometer erros e aprender. Este ambiente proporciona conforto para errar e aprender, pois não somos julgadas apenas pela qualidade da apresentação, mas também pelo esforço e outros fatores”.

Expectativas e frustração também foram apontadas pelos alunos de todos os grupos do 4º semestre, já que ao começarem a atividade, esperavam que o animal tivesse uma rápida evolução, o que raramente ocorreu em cada um dos casos.

Um dos grupos fez seu projeto experimental com um hamster, os demais grupos realizaram suas atividades com cães.

Galeria

Leia também

Einstein promove Ação Social com a Páscoa Solidária
22/04/2024

Os alunos do Ensino Fundamental do colégio Einstein realizaram nesta terça-feira,

Leia mais
Alunos do curso de Biomedicina publicam pesquisa em revista internacional na área de Hematologia e Hemoterapia
09/02/2024

Os alunos Augusto Feltran Smanioto, Matheus Luders Machado de Campos e Stefany Gagliardi de Mora

Leia mais
4º semestre de Psicologia da Einstein realiza 3ª edição das Olimpíadas de Análise de Comportamento
28/11/2023

Os alunos do 4º semestre de Psicologia das Faculdades Integradas Einstein de Limeira partic

Leia mais
Contato:

19 3404-9594

19 3404-9594

contato@einsteinlimeira.com.br

Siga nossas redes:
© 2022 - EINSTEIN LIMEIRA - Todos os direitos reservados
ASSOCIAÇÃO LIMEIRENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA
56.985.377/0001-00