Fale com a gente

Papel dos pedagogos no combate ao abuso sexual de crianças é tema de evento

27/05/2025

Os estudantes de pedagogia da UniEinstein participaram na última terça-feira, 20 de maio, de uma discussão relevante e profunda sobre o papel dos pedagogos na defesa da primeira infância e adolescência. O evento aconteceu no anfiteatro 1 do centro universitário como forma de ampliar a visão dos futuros profissionais sobre o tema.

 
Na abertura, a coordenadora, Rita de Cássia Santos Almeida, recebeu os participantes e parabenizou os presentes pelo dia do pedagogo celebrado no mesmo dia do evento. "Que sejam todos vocês sempre abençoados como pedagogos em sala de aula", afirmou a docente. Em seguida, o professor Samuel, um dos organizadores, chamou a atenção para os casos crescentes de abuso sexual infantil. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2024, as vítimas de estupros e estupros de vulneráveis, na maior parte dos casos, são meninas negras com idades de até 13 anos. O mesmo relatório, lido pelo professor, aponta que 84,7% dos autores dos crimes são familiares e conhecidos, o que expõe ainda mais a necessidade de políticas públicas em favor de crianças e adolescentes. "Esses dados revelam diretamente a importância dos professores e das professoras na vida destas crianças. Se a grande maioria das vítimas está sofrendo violência dentro de casa por pessoas que deveriam cuidar das crianças, para onde as vítimas podem correr? Para as escolas", enfatizou o professor.  


O evento contou com a presença de três mulheres que atuam na defesa de crianças e adolescentes na região de Limeira. Elisandra Rizzo, psicóloga do CAPS, que compartilhou sua vivência na escuta especializada de Iracemápolis e as assistentes sociais do Ceprosom, Paula Furlan e Fernanda Mendes, que falaram sobre a atuação na cidade de Limeira. As falas colaboraram, e muito, para destacar a importância das escolas no combate à violência.

 
As alunas tiveram a oportunidade de ouvir, tirar dúvidas e fomentar o debate. "Cada dia que passa, percebo que a minha escolha de ser professora é muito mais do que uma profissão, é uma missão de vida, que inclui o olhar completo para a vida dos alunos", comentou uma estudante do 3º ano. "Os temas promovidos pela UniEinstein são extremamente relevantes e urgentes. Nós somos gratas pelas oportunidades de debates que nos prepara para a atuação nas escolas", enfatizou outra aluna.

 
O Brasil tem o dia 18 de maio como o "Dia D" de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida para lembrar o caso da pequena Araceli. Em 1973, aos 8 anos de idade, ela foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória, no Espírito Santo. A UniEinstein divulgou cartazes da mobilização nacional para alertar toda a comunidade escolar para os mecanismos de defesa. Atualmente, o Disque 100 recebe denúncias de violações de direitos humanos 24 horas por dia durante toda a semana.

Galeria

Leia também

Einstein Mães 2025 - Momentos e Encontros
17/06/2025

O evento Einstein Mães 2025 foi uma celebração inesquecível, repleta

Leia mais
Enfermagem em Foco: Evento Celebra Profissão e Debate Futuro da Área
03/06/2025

No dia 12 de maio, o auditório 2 foi palco de reflexões, celebrações

Leia mais
UNIEINSTEIN realiza com Sucesso a II Semana de Engenharias e Tecnologia + Arquitetura 2025
27/05/2025

No dia 1º de maio de 2025 – A UniEinstein foi palco da II Semana de Engenharias e Tec

Leia mais
Contato:

19 3404-9594

19 3404-9594

contato@einsteinlimeira.com.br

© 2022 - EINSTEIN LIMEIRA - Todos os direitos reservados
ASSOCIAÇÃO LIMEIRENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA
56.985.377/0001-00