Fale com a gente

Comitê de Ética

O Comitê de Ética em Pesquisa da UniEinstein - (CEP) tem a finalidade maior de defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

 O CEP foi credenciado pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde, em 2007. 

O Comitê de Ética em Pesquisa é um órgão independente e, funciona, em sala própria, na UniEinstein - Bloco A.

Clique sobre o título do documento para fazer seu download

Links Importantes


Plataforma Brasil
Treinamento para Pesquisadores

Coordenação

Prof. Dr. Daniel Iwai Sakabe

Contatos

Rua Raul Machado, 134- Vila Queiróz -CEP 13485-024- Limeira- SP

Telefone: (019) 3404-9594 - ramal 241 e 243 (Branca)

Horário de Funcionamento:
Todos os dias, exceto domingos e feriados, das 8:30 às 11:30
Segundas-feiras no horário das 17h00 às 19h00.

Para atendimento particular aos pesquisadores, o horário deverá ser agendado diretamente com a Coordenação do CEP pelo endereço: cep@einsteinlimeira.com.br

ESTRUTURA DO CEP

A estrutura do CEP/FIEL segue as diretrizes e normas estabelecidas pelo CONEP (COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA) para pesquisas envolvendo seres humanos (Resolução 466/12 do CNS/MS).

O Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Integradas Einstein de Limeira- FIEL é formado por 15 membros, sendo 8 efetivos e 5 suplentes, pertencentes ao quadro da Instituição, em diversas áreas do conhecimento, envolvendo professores e professoras titulados que atuam em pesquisa, defesa dos direitos humanos, extensão e atividades sociais, atuando de forma transdisciplinar, além de 2 representantes de usuários, membros da comunidade

O Comitê de Ética em Pesquisa da FIEL age de forma integrada, buscando uma relação harmoniosa entre a Instituição, os pesquisadores e, os participantes alvos das pesquisas, utilizando um enfoque claramente educativo.

Resguarda os participantes de eventuais danos, possibilita aos pesquisadores a discussão da sua proposta, de forma isenta e abrangente e, favorece o desenvolvimento institucional, a qualidade das pesquisas desenvolvidas segundo os preceitos éticos necessários, além de levar ao conhecimento e a documentação adequada da sua produção científica.

ATENDIMENTO / SUBMISSÃO DE PROJETOS

Formas de Atendimento 

O atendimento aos pesquisadores, sobre assuntos relacionados à ética em pesquisa e aos procedimentos necessários para a submissão de projetos de pesquisa ao comitê, poderá ser feito pela secretaria do CEP e coordenação, podendo ser agendadas reuniões de trabalho, ou apresentação de palestras, para grupos de pesquisadores, professores e alunos. 

 Procedimentos para submissão de projeto ao CEP-FIEL

Atualmente, a submissão de projetos de pesquisa para o CEP-FIEL tem sido realizada exclusivamente via Plataforma Brasil. Para a submissão de projetos na Plataforma Brasil, são necessários documentos que constam no link “Modelos de documentos” deste site. Os pesquisadores deverão digitalizar tais documentos e carregá-los na Plataforma Brasil.

Os projetos deverão ser submetidos ao CEP-FIEL de acordo com o cronograma de submissão de projetos e de reuniões do CEP-FIEL, disponibilizado em link abaixo. O respeito ao prazo do cronograma é fundamental para que o projeto entre na pauta da reunião do referido mês. Não serão aceitos projetos com documentação pendente, ou não assinados.

Caso todas as exigências sejam cumpridas, o projeto será encaminhado à um relator, anônimo, que terá um prazo de quinze dias para avaliação do material e emissão do parecer. Em seguida, em reunião ordinária, ou extraordinária (quando necessária), o comitê emitirá um parecer consubstanciado, que será enviado ao pesquisador, via Plataforma Brasil. Caso haja necessidade de parecer assinado pelo CEP, o pesquisador poderá solicitá-lo, por e-mail, para ser retirado junto à secretaria do CEP-FIEL. Não serão fornecidos, por telefone, resultado de projetos apreciados.

Calendário para Submissão de Projetos e de Reuniões 2024

MODELOS DE DOCUMENTOS

Documentos exigidos para submissão de projetos ao CEP-FIEL

Carta de Encaminhamento de Projeto ao CEP-FIEL

Declaração da Instituição Participante e Declaração de Infraestrutura

Solicitação para Declínio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

TCLE

Orçamento de Projeto de Pesquisa

Autorização Para Uso de Arquivos

Formulário para Acompanhamento de Projetos de Pesquisa já aprovado pelo CEP/FIEL

Instruções para Termo de Assentimento para Menores e Incapazes

Termo de Assentimento

SUGESTÕES AOS PESQUISADORES

Sugestões Importantes para envio de projetos ao Comitê de Ética da FIEL para 2018

Orientações Básicas para submissão de projetos de pesquisa na PLATAFORMA BRASIL

REGIMENTO INTERNO CEP-FIEL E RESOLUÇÕES

Resolução CNS nº 466/12 e Norma Operacional 001/2013

Prezados (as) Pesquisadores (as),

O Conselho Nacional de Saúde, no uso de suas competências regimentais e atribuições, aprova a Resolução 466/2012, que fala sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, ficando revogadas as Resoluções CNS nº196/96, 303/2000 e 404/2008.

A Norma Operacional nº 001/2013, dispõe sobre a organização e funcionamento do Sistema CEP/CONEP, e sobre os procedimentos para submissão, avaliação e acompanhamento da pesquisa e de desenvolvimento envolvendo seres humanos no Brasil, nos termos do item 5, do Capítulo XIII, da Resolução CNS n° 466 de 12 de dezembro de 2012. 

Clique sobre o título do documento para fazer seu download

Documentos

Regimento Interno do CEP-FIEL

Resolução CNS nº 466/12

Norma Operacional nº 001/2013
Contato:

19 3404-9594

19 3404-9594

contato@einsteinlimeira.com.br

Siga nossas redes:
© 2022 - EINSTEIN LIMEIRA - Todos os direitos reservados
ASSOCIAÇÃO LIMEIRENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA
56.985.377/0001-00