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Transferência Imediata

A Einstein recebe transferências de alunos procedentes de outras Instituições de Ensino Superior, sempre condicionada à existência de vagas.
As solicitações serão analisadas pelo Coordenador de cada curso, que verificará se o aluno atende às condições mínimas estabelecidas pela instituição.

Documentos para o processo de transferência (original)

  •  Comprovante do vínculo de matrícula com a Instituição de origem;
  •  Declaração contendo o mês/ano e a pontuação obtida no processo seletivo de ingresso no curso de origem;
  • Histórico Escolar contendo as disciplinas cursadas, com a indicação das respectivas cargas horárias e dos resultados finais de aproveitamento e, demais informações acadêmicas relacionadas desde a forma de ingresso, e os eventuais aproveitamentos de estudos;
  • Declaração com as informações do regime de aprovação adotado pela instituição de origem;
  • Declaração com a informação do ato de autorização ou reconhecimento do curso, no caso de instituição não universitária;
  • Programas das disciplinas cursadas para análise de aproveitamento de estudos.

* Todos os documentos devem conter datas recentes, com carimbo e assinatura da Instituição de Origem.

Condições para a matrícula por transferência

A coordenadoria de curso procede a análise e verificação dos seguintes itens do processo de transferência:
. transferência entre cursos afins;
. aproveitamentos de estudos;
. semestre de enquadramento;
. análise das vagas disponíveis no semestre de enquadramento.

Perguntas Frequentes

1 - Para a transferência é cobrada alguma taxa?
Sim. Informe-se na Secretaria para saber o valor da taxa de inscrição para o processo seletivo de transferência. A Instituição eventualmente poderá isentar a cobrança da taxa de processo como parte de sua política de incentivo à matrícula.

2 - Como posso saber os Cursos que podem receber a transferência?
A Secretaria disponibiliza na Internet as informações gerais e os cursos disponibilizados para o processo de transferência. A informação também pode ser obtida pessoalmente ou por telefone (19) 3404-9594.

3 - O que é a transferência para cursos afins?
A afinidade entre cursos da Einstein e os de outras instituições de ensino superior se dará com a possibilidade de agrupamento na mesma área de conhecimento. Neste caso, quando a transferência não é para o mesmo curso é necessário formular antecipadamente uma consulta sobre a sua viabilidade. A Secretaria encaminhará sua consulta ao Coordenador de Curso.

4 - Qual é o prazo para solicitar a transferência?
Esteja atento ao calendário, pois quanto mais cedo você solicitar a transferência mais rápido poderá se integrar à Einstein.

5- Consigo aproveitar todas as disciplinas cursadas na Instituição de origem?
O aproveitamento de estudos dependerá da análise do Coordenador de Curso que levará em consideração os conteúdos das disciplinas cursadas, além da carga horária que não poderá ser inferior ao do curso oferecido na Einstein.

6 - Quais os documentos que devo apresentar para o aproveitamento de estudos?
O aproveitamento de estudos é realizado mediante a apresentação do Histórico Escolar e dos Programas de Ensino fornecidos pela Instituição de origem.

7 - O que é uma transferência ex officio?
A transferência ex officio é aquela "efetivada entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independente da existência de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar estudante, ou de seu dependente estudante, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição recebedora, ou para localidade mais próxima desta". Cabe ressaltar que conforme o art. 99 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a garantia de efetivação da transferência estará dada entre instituições congêneres - de instituição pública para pública, de instituição privada para privada.

8- O que ocorre com as disciplinas em que não obtive o aproveitamento de estudos na transferência?
As disciplinas não cursadas, alocadas em semestres anteriores ao semestre de enquadramento proposto na matrícula, são consideradas dependências curriculares, não havendo prontamente garantia de matrícula nessas disciplinas. No decorrer do curso o aluno deve procurar a Secretaria para a solução da dependência curricular e com isto, deve estar ciente que poderá não concluir o curso dentro do prazo normal de oferecimento ou ter impedimentos para cursar estágios e/ou realizar monografia.

9- É necessário conversar com o Coordenador de Curso antes da transferência?
Antes de efetuar a matrícula é importante obter junto ao Coordenador de Curso esclarecimentos sobre condições gerais de adaptação ao curso, principalmente em relação ao oferecimento de disciplinas e os eventuais pré e/ou co-requisitos.

10 - É necessário comunicar a Instituição de origem que estou em processo de transferência para outra Instituição?
O processo de transferência ocorre no âmbito interno das instituições, contudo, não se trata de procedimento compulsório. O ato pelo qual a vontade determina o processo de transferência é precedido da manifestação do aluno, por escrito, tanto nos procedimentos previstos na Instituição de origem quanto para a destinatária, principalmente para encerrar as obrigações contratadas com a primeira. Neste caso, o aluno deverá obrigatoriamente e de imediato, comparecer à Instituição de origem para verificar junto a mesma as exigências relacionadas à transferência.

11 - Posso apresentar a documentação incompleta para a transferência?
São válidas as transferências com a documentação completa e com o conhecimento da Instituição de origem quanto a regularidade de matrícula. Os processos com documentação incompleta ou sem a devida comprovação da regularidade de matrícula são considerados pela Secretaria como indeferidos.

12 - Como é efetivada a matrícula por transferência?
Será fornecida a Declaração de Vaga que deve ser apresentada de imediato à Instituição de origem para cumprir com os procedimentos exigidos para a desvinculação por transferência e a solicitação para a expedição da documentação necessária. A Instituição de origem fornecerá o Histórico Escolar de transferência.

13- Qual é o valor da mensalidade do Curso?
As informações sobre o valor da mensalidade podem ser obtidas nas páginas específicas dos Cursos.

14 - Como posso conhecer os currículos dos Cursos?
As informações sobre os currículos podem ser obtidas nas páginas específicas dos Cursos.

15 - Na matrícula decorrente da transferência será respeitado o mesmo semestre da minha progressão na Instituição de origem?
Inicialmente o pedido de transferência seguirá a progressão dos estudos. Contudo, diante do resultado da análise dos aproveitamentos de estudos o Coordenador de Curso poderá indicar outro semestre para o enquadramento curricular levando em consideração questões de natureza pedagógica para a adaptação ao Curso.

Contato:

19 3404-9594

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