Serviço Social
O curso de Graduação em Serviço Social EAD da UniEinstein , abarca conhecimento da área de Ciências Humanas e possui duração de aproximadamente 4 anos.
A estrutura curricular proposta para o curso considerou o previsto nas Diretrizes estabelecidas na Resolução CNE/CES n° 15, de 13 de março de 2002 e a orientação constante das Diretrizes Curriculares da ABEPSS.
Entre as disciplinas da matriz curricular do curso estão: Psicologia e Psicologia Social, Ética, Sociologia, Estudos Culturais e Antropológicos, Filosofia, Sociologia, Estatística, Direito do Trabalho, Fundamentos da Pesquisa em Serviço Social, Movimentos Sociais e Serviço Social, Estágio Supervisionado, Questão Social e Serviço Social, entre outras.
Objetivo do Curso:
O curso de graduação em Serviço Social tem por objetivo formar profissionais que atuam nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
O curso promoverá também uma formação com competência teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, partindo de uma formação crítica comprometida com a historicidade, construção e diversidade na apreensão da totalidade social levando em conta os aspectos universais, particulares e singulares no trato da questão social, particularizando o trato à regionalidade.
Atividades Principais:
Uma das principais atividades acadêmicas de extensão está integrada à matriz curricular do curso de Serviço Social por meio do componente curricular “Projeto Interdisciplinar de Extensão”, constituindo-se em um processo interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico e tecnológico. Esse componente curricular interdisciplinar objetiva promover a interação transformadora entre a Instituição e outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em permanente articulação do ensino e da iniciação científica, ancorada em processo pedagógico único. A interação da comunidade acadêmica com a sociedade pela troca de conhecimentos, pela participação e pelo contato com as questões presentes no contexto social contribuirá com a formação do aluno como profissional e como cidadão crítico, ético e responsável.
A UniEinstein pretende, dessa forma, expressar e cumprir com seu compromisso social, em especial os de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, a educação étnico-racial, os direitos humanos e a educação indígena.
Áreas de Atuação:
O profissional de Serviço Social poderá atuar em diversas áreas, em empresas privadas, públicas ou terceiro setor em setores que abrangem as áreas funcionais do Serviço Social, estará apto a desenvolver atividades autônomas como profissionais liberais ou empreendedores.
O assistente social pode atuar de forma autônoma (como consultor de políticas sociais, por exemplo), ou integrar equipes multidisciplinares em empresas privadas, ONGs, associações, movimentos sociais, universidades (como docente ou pesquisador), hospitais, creches, escolas, unidades de saúde, institutos técnicos e órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
Em conformidade com a DCN do curso de Serviço Social a Resolução CNE/CES n° 15, de 13 de março de 2002 e em observância às Diretrizes Curriculares da ABEPSS 1999, o egresso do curso estará apto a atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. O egresso estará dotado de formação intelectual, cultural, generalista e crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
O aluno ao formar estará apto para exercer todas as competências e as atividades privativas do assistente social previstas nos artigos 4º e 5º respectivamente da Lei Nº 8.662 de 07 de junho de 1993, que que regulamenta a profissão, no diversificado e atual mercado de trabalho que abrange setor público, privado, 3º setor, entre outros.