Técnico em Enfermagem
Curso Técnico Einstein de Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem. Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde.
O Curso Técnico Einstein em Enfermagem está voltado para uma formação generalista, visando um profissional de saúde que atuará em diversos campos de atuação comprometido com a transformação da realidade social, por meio de uma ação competente tanto técnica quanto política.
Estamos assumindo o compromisso de gerar um saber comprometido, não só com a ciência e a cultura, mas, com o desenvolvimento emocional do educando e do seu papel como agente transformador da realidade, no que se refere à típica transição demográfica brasileira, ao padrão epidemiológico, as novas modalidades do serviço de saúde; as transformações sócio-político-culturais da sociedade brasileira.
A dinâmica curricular adotada pretende subsidiar o aluno para a leitura crítica dos problemas de saúde do país e seus impactos regionais que deverão ser assumidos pelo egresso como imperativo para definir sua forma de inserção no mundo do trabalho.
A opção por esta organização curricular justifica-se pelo reconhecimento da indissociável relação entre a formação inicial e a educação continuada, característica irreversível da chamada sociedade do conhecimento o que exige a compreensão de que o aluno deve travar relações diferenciadas com os múltiplos saberes e conhecimento necessários para a construção de sua competência profissional.
O desenvolvimento das competências profissionais que será inserido por meio de nosso currículo deverá proporcionar condições ao trabalhador em se manter em atividade produtiva e geradora de renda em um contexto socioeconômico, articulando os saberes, o saber fazer, conviver e empreender.
Este curso pretende desenvolver no cidadão a consciência de que a cada dia ele está adquirindo ou aprofundando conhecimentos; que ele está permanentemente estimulado a desenvolver novas habilidades e está se preparando para um ser um cidadão autônomo capaz de posicionar-se diante do impacto do inesperado em seu cotidiano.
O estabelecimento de um currículo flexível no qual haverá a integração horizontal e vertical dos conteúdos significativos dos diversos componentes curriculares, transformando a escola em um ambiente vivo de aprendizagem por meio de uma abordagem prática, vinculada a trabalhos que irão preparar cidadãos para entender situações novas e adquirir conhecimentos, que é justamente a capacidade de adaptação a novas situações numa sociedade em constantes mudanças.
O mercado de trabalho dos cursos profissionalizantes de enfermagem, além de unidades de saúde públicas e do complexo hospitalar público e privado, inclui indústrias, creches, ambulatórios, turismo e lazer, serviços domiciliares consultórios e empresas de saúde ocupacional.
Assim, o desafio proposto é o de concretizar na prática clínica, a construção e institucionalização de novos fundamentos para a prática de enfermagem na qual o cuidar para uma vida plena seja um direito de todos, em que a promoção de saúde e a prevenção de doenças sejam colocadas numa perspectiva de educação para a saúde e de autocuidado – importante componente na ação assistencial.
Desta maneira, o nosso currículo permitirá desenvolver nos alunos competências que é entendida como a capacidade de articular diversos recursos cognitivos em situações específicas e aprimorar a cada dia suas habilidades capacitando o aluno para argumentar, tomar iniciativas, agir, criticar, enfim, ser um agente crítico-reflexivo e transformador da sociedade.
Habilitar profissionais para atuar na área de saúde como Técnico em Enfermagem capazes de desenvolver ações específicas nos níveis de promoção, prevenção e reabilitação da saúde individual e coletiva, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em enfermagem.
Capacitar profissionais ética e socialmente, responsáveis e comprometidos coma as necessidades de saúde da população.
Executar trabalhos em equipe multiprofissional de saúde sob a orientação de enfermeiros e/ou médicos.
Participar do planejamento e execução dos cuidados integrais de enfermagem visando o bem-estar do indivíduo, família e sociedade.
Colaborar no desenvolvimento de programas educativos e pesquisa na área da saúde, quando devidamente habilitados.
Desenvolver competências e habilidades profissionais gerais e específicas do Técnico de Enfermagem com vistas a uma formação generalista que explicitam as múltiplas possibilidades de inserção do profissional no mercado de trabalho acompanhando as inovações e tendências da área.
A organização curricular do Curso Técnico em Enfermagem trabalhará com 1200 horas de aula e 600 horas de Estágio Supervisionado, obedecendo aos referenciais Curriculares Nacionais, área profissional de Enfermagem. O curso de técnico de enfermagem é organizado em módulos, que cumprem a carga horária prevista no currículo. Os primeiros quinze meses correspondem à qualificação profissional com direito à certificação de Auxiliar de Enfermagem de Nível Médio, após 18 meses de curso. A organização curricular do Curso de Auxiliar de Enfermagem trabalhará com 1200 horas de aulas - 720 horas teóricas, 80 horas práticas de laboratório, 400 horas de estágio supervisionado obedecendo aos referenciais Curriculares Nacionais, área profissional de Enfermagem. Como pré-requisito é necessário que o aluno tenha ensino fundamental, ou quem está cursando o ensino médio. O Módulo III/IV corresponde à habilitação profissional com direito ao diploma de Técnico em Enfermagem de Nível Médio. Para a complementação do curso técnico de enfermagem é necessário os seguintes requisitos: possuir certificado de Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem, ter concluído o ensino médio, ou quem está cursando o ensino médio com término previsto até dezembro de 2021. Ao final do curso o aluno receberá o diploma de técnico de enfermagem
Coordenação
Coordenadora do Curso: Daniela da Costa Barreto
E-mail: coord.tecenfermagem@einsteinlimeira.com.br
O profissional concluinte do curso Técnico em Enfermagem estará comprometido com a transformação da realidade social relacionada à área da saúde principalmente nos campos de atuação da enfermagem.
Área da saúde – Eixo ambiente e saúde
Conforme o art. 6º da Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio são princípios norteadores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:
I – Relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando a formação integral do estudante;
II - Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos;
III – Trabalho assumido como princípio educativo;
IV – Articulação da Educação Básica com a Educação Profissional;
V – Indissociabilidade entre educação e prática social;
VI – Indissociabilidade entre a teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;
VII – Interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica;
VIII – Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais;
IX – Articulação com o desenvolvimento socioeconômico-ambiental dos territórios onde os cursos ocorrem;
X – Reconhecimento dos sujeitos e suas diversidades;
XI – Reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais;
XII – Reconhecimento das diversidades das formas de produção;
XIII – Autonomia da instituição educacional na concepção, elaboração, execução, avaliação e revisão do seu projeto pedagógico;
XIV – Flexibilidade na construção de itinerários formativos diversificados e atualizados.
XV – Identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso.
A área da saúde caracteriza-se pelas ações integradas de proteção e prevenção, educação, recuperação e reabilitação referente às necessidades individuais e coletivas, visando à promoção da saúde, com base no modelo que ultrapasse a ênfase na assistência médico-hospitalar. A atenção e assistência à saúde abrangem todas as dimensões do ser humano e são desenvolvidas por meio de atividades diversificadas, dentre as quais o biodiagnóstico, enfermagem, estética, farmácia, nutrição, radiologia e diagnóstico por imagem, reabilitação saúde bucal e segurança no trabalho, saúde visual e vigilância epidemiológica e sanitária. As ações integradas de saúde são realizadas em estabelecimentos específicos de assistência à saúde, tais como hospitais, unidades básicas, centros de saúde, laboratórios, pronto atendimentos, laboratórios e consultórios profissionais, e em outros ambientes como domicílios, escolas, creches, centros comunitários, empresas e demais locais de trabalho.
O Plano do Curso de Enfermagem estabelece sua coerência entre o currículo e o perfil, a partir da contemplação dos conteúdos dos eixos norteadores com a formação e a capacitação de profissionais generalistas, críticos e reflexivos, preparados para a inserção no mercado de trabalho.
O Técnico em Enfermagem deverá ao final do curso atuar em todas as esferas básicas da prática de enfermagem, primeiramente fazendo uma abordagem das disciplinas básicas, para que ele tenha esta compreensão do homem como um todo, ou seja, as interfaces dos processos biológicos, sociais e humanos, identificando as necessidades vitais de âmbitos individual e coletivo.
Como consta na terceira edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2014), que o Técnico de Enfermagem: “realiza curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais. Auxilia na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença. Prepara o paciente para os procedimentos de saúde. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos e gravemente enfermos. Aplica as normas de biossegurança”.
Em um segundo momento uma abordagem integralizadora, deverá assistir ao enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de enfermagem, na prestação de cuidados de pacientes em estado grave; na prevenção e controle de doenças transmissíveis em programas de vigilância epidemiológica; na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar; efetua a prevenção e controle de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência integral a indivíduos e a grupos específicos; participar de programas de higiene e segurança no trabalho e de prevenção de acidentes e doenças profissionais.
Para tanto, o profissional também precisa estar apto a desenvolver atividades em unidades de atenção básica/atenção primária à saúde ( unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família), unidades de atenção especializada/secundária ( unidades de pronto atendimento, clínicas, centros de diagnósticos por imagem e análises clínicas, ambulatórios, consultórios médicos, atendimento pré-hospitalar) e unidades de atenção terciária ou de alta complexidade (hospitais, serviços de atendimento domiciliar, serviços de reabilitação, hospitais de referência).
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO tem as seguintes atribuições: prestar assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem-estar, administrar medicamentos e desempenhar tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizar ambiente de trabalho e dar continuidade aos plantões. Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizar registros e elaborar relatórios técnicos. Desempenhar atividades e realizam ações para promoção da saúde da família.
Deverá estar comprometido com a formação permanente, com o diálogo e com a convivência guiada pela ética da solidariedade.
DANIELA DA COSTA BARRETO
ELIANA DE ARAUJO PINTO
ARISANGELE BEZERRA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
FABIANA BALESTRA DE CARVALHO FERREIRA.
FERNANDA CANTAO SILVA
LEANDRO RICARDO FERRAZ
ROSANGELA DE SOUZA ALVARES IRANO
ROSELI TEIXEIRA NUNES PEREIRA
TATIANE GANDOLFE CUCO
ANDREIA APARECIDA DE LUCA MOORE BONELLO