Biomedicina
Reconhecido pela Portaria nº 110, publicada no DOU em 05/02/2021
O curso de Bacharelado em Biomedicina foi criado em 1966 com o objetivo de formar docentes e pesquisadores especializados na área da saúde.
Novas áreas de atuação foram incorporadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) como Acupuntura, Biomedicina Estética, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Imagenologia, Fisiologia do Esporte e Prática do Exercício Físico, entre outras, totalizando 31 áreas de atuação.
O curso de Bacharelado em Biomedicina da UniEinstein promove formação na área de Análises Clínicas através do estágio curricular, além das diversas áreas de atuação apresentadas nas disciplinas teórico-práticas. O estágio curricular é realizado na instituição no período das aulas e os professores do curso são especialistas, mestres e doutores com vasta experiência no mercado de trabalho.
O curso oferece atividades extracurriculares através da realização de simpósios, webinars, ações de saúde com a comunidade e as Ligas Acadêmicas. Além disso, são oferecidos cursos de Pós-Graduação lato sensu para a complementação da formação nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, Biomedicina Estética e Perícia Criminal.
Em 2012 o curso conquistou conceito 4 (ENADE) promovido pelo Ministério da educação, considerando uma escala de 1 a 5, comprovando ser um curso de excelência no país.
Coordenação
Coordenadora do Curso: Kelly Cristina Malavazi
E-mail: coord.biomedicina@einsteinlimeira.com.br
O curso de Biomedicina tem como objetivo apresentar biomédicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
O aluno deverá frequentar disciplinas distribuídas em 5 eixos articuladores de conhecimento:
Eixo Articulador I –Refere-se aos processos, os métodos e as abordagens físicos, químicos, matemáticos e estatísticos como suporte à biomedicina.
Eixo Articulador II –Refere-se aos conteúdos (teóricos e práticos) de bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, microbiológicos, imunológicos e genéticos moleculares em todo desenvolvimento do processo saúde doença, inerentes à biomedicina.
Eixo Articulador III –Refere-se aos conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, éticos e legais.
Eixo Articulador IV –Refere-se aos conteúdos teóricos e práticos relacionados com a saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia, citogenética, biologia molecular clínica, saúde pública. Das condições de saúde e dos fatores predisponentes à doença e serviços complementares de diagnóstico laboratorial, pesquisa em todas as áreas da biomedicina.
Eixo Articulador V- Possibilita e acompanha o treinamento profissional no exercício do biomédico.
O curso de graduação em Biomedicina (Bacharelado) oferece 80 vagas anuais em regime semestral, com tempo mínimo de integralização de 8 semestres e máximo de 12 semestres.
Segundo o Conselho Regional de Biomedicina, a formação do biomédico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
É ampla a área de atuação do biomédico. Para o desenvolvimento de suas atividades, o biomédico necessita do reconhecimento pelo Conselho Regional de Biomedicina, podendo obter a especialização em uma das 31 áreas de profissionalização das seguintes maneiras: na graduação, de acordo com a área de estágio supervisionado (obrigatório), na conclusão da pós-graduação, na residência multiprofissional, na residência biomédica e através de uma prova de título de especialista realizada pelo Conselho Regional de Biomedicina.
ALEXANDRE RODRIGUES FREIRE
ANDREIA APARECIDA GARBUGLIO GUIMARAES
BEATRIZ CARMONA FERREIRA PILEGGI
FERNANDO LUIS DA SILVA BOSQUEIRO
FLAVIA BACCIN FIORANTE
FLAVIO BORGES BERTASSO
HÉLIO OKAMOTO
KAREN RAWEN TONINI
KELLY CRISTINA MALAVAZI
LARISSA HELENA FADUL
LETICIA RAMALHO DOS SANTOS BATISTA
LINAH PESSATTI ARAUJO
MAISA SOARES GUI DEMASE
MARCELO PASCHOALETE CARLIN
TATIANE GANDOLFE CUCO
THAYANE RAFAELA FEOLA PIZZO BORBA
VANESSA VANDERLEIA MERLINI PIRIS