Fale com a gente

Biomedicina

Sobre o Curso

Duração: 4 anos Certificação: Bacharelado Modalidade: Presencial

Reconhecido pela Portaria nº 110, publicada no DOU em 05/02/2021

O curso de Bacharelado em Biomedicina foi criado em 1966 com o objetivo de formar docentes e pesquisadores especializados na área da saúde.

Novas áreas de atuação foram incorporadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) como Acupuntura, Biomedicina Estética, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Imagenologia, Fisiologia do Esporte e Prática do Exercício Físico, entre outras, totalizando 31 áreas de atuação.

O curso de Bacharelado em Biomedicina da UniEinstein promove formação na área de Análises Clínicas através do estágio curricular, além das diversas áreas de atuação apresentadas nas disciplinas teórico-práticas. O estágio curricular é realizado na instituição no período das aulas e os professores do curso são especialistas, mestres e doutores com vasta experiência no mercado de trabalho.

O curso oferece atividades extracurriculares através da realização de simpósios, webinars, ações de saúde com a comunidade e as Ligas Acadêmicas. Além disso, são oferecidos cursos de Pós-Graduação lato sensu para a complementação da formação nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, Biomedicina Estética e Perícia Criminal.

Em 2012 o curso conquistou conceito 4 (ENADE) promovido pelo Ministério da educação, considerando uma escala de 1 a 5, comprovando ser um curso de excelência no país.

Coordenação

Coordenadora do Curso: Kelly Cristina Malavazi
E-mail: coord.biomedicina@einsteinlimeira.com.br

Apresentação do Curso

Objetivos do Curso

O curso de Biomedicina tem como objetivo apresentar biomédicos com  formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados,  análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios  éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. 
 

Atividades Principais

O aluno deverá frequentar disciplinas distribuídas em 5 eixos articuladores de conhecimento: 
Eixo Articulador I –Refere-se aos processos, os métodos e as abordagens físicos, químicos, matemáticos e estatísticos como suporte à biomedicina. 
Eixo Articulador II –Refere-se aos conteúdos (teóricos e práticos) de bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, microbiológicos, imunológicos e genéticos moleculares em todo desenvolvimento do processo saúde doença, inerentes à biomedicina. 
Eixo Articulador III –Refere-se aos conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, éticos e legais. 
Eixo Articulador IV –Refere-se aos conteúdos teóricos e práticos relacionados com a saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia, citogenética, biologia molecular clínica, saúde pública. Das condições de saúde e dos fatores predisponentes à doença e serviços complementares de diagnóstico laboratorial,  pesquisa em todas as áreas da biomedicina. 
Eixo Articulador V- Possibilita e acompanha o treinamento profissional no exercício do  biomédico. 
 

Duração do Curso

O curso de graduação em Biomedicina (Bacharelado) oferece 80 vagas anuais em  regime semestral, com tempo mínimo de integralização de 8 semestres e máximo de 12 semestres.

O profissional e a Carreira

Segundo o Conselho Regional de Biomedicina, a formação do biomédico tem por  objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: 
I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e  reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os  problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais  devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo; 
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; 
III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros  profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma  língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação; 
IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde  deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz; 
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; 
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de  profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais. 
 

Tenho interesse
Eu aceito receber e-mails da Organização de Ensino Einstein, e aceito fornecer minhas informações acima para esse propósito.
Ao dar continuidade nesta solicitação você confirma que leu e aceita os termos da nossa Política de Privacidade .

Áreas de Atuação

É ampla a área de atuação do biomédico. Para o desenvolvimento de suas atividades, o biomédico necessita do reconhecimento pelo Conselho Regional de Biomedicina, podendo obter a especialização em uma das 31 áreas de profissionalização das seguintes maneiras: na graduação, de acordo com a área de estágio supervisionado (obrigatório), na conclusão da pós-graduação, na residência multiprofissional, na residência biomédica e através de uma prova de título de especialista realizada pelo Conselho Regional de Biomedicina.

Análises Clínicas

O biomédico se encontra apto a processar sangue e suas sorologias, fezes, urina, líquor e outros meios biológicos, assumindo a responsabilidade técnica e os respectivos laudos.

Banco de sangue

O biomédico realiza coleta de sangue e executa os testes prévios a transfusão e a doação a fim de verificar a compatibilidade sanguínea e a presença ou ausência de patologias.

Biologia Molecular

realiza a coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos.

Citologia Oncótica

o biomédico examina microcospicamente as células de diversas partes do corpo humano após colheita do material cérvico vaginal. Realiza a leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavida

Microbiologia dos alimentos

Os profissionais dessa área fazem análises para identificar microrganismos que podem contaminar os alimentos e fazerem mal para a saúde das pessoas.

Reprodução Humana

atuar em identificação e classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching;

Acupuntura

Utiliza várias técnicas que podem ser usadas para reforçar o sistema imunológico.

Biomedicina Estética

O biomédico atua no desenvolvimento de tratamentos aplicados para estética corporal e facial como profissional liberal em clínicas especializadas ou empresas da área da estética.

Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico

é responsável por entender e aprimorar o embasamento científico em torno das atividades e da prática do esporte.

Imagenologia

O Biomédico opera equipamentos de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, PE-CT, PET-RM, Medicina Nuclear, Radioterapia e Radiologia Geral.

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

O biomédico presta atendimento particular, conveniado ou SUS em 29 procedimentos como Cromoterapia, Homeopatia, Acupuntura, Ozonioterapia entre outros.

Perfusão extracorpórea

O Biomédico atua dando suporte artificial à vida por equipamentos que substituem as funções do coração.

Auditoria

O Biomédico avalia os procedimentos baseados na legislação e leis regulatórias da saúde como hospitais e laboratório.

Bioinformática

Cria softwares que otimizam as tarefas em hospitais, clínicas, centros de saúde e laboratórios de pesquisa.

Toxicologia

Estuda evidências e identificam a presença de agentes tóxicos na investigação e perícia criminal.

Saúde Pública

O Biomédico Atuará em pesquisas buscando através do diagnóstico e descoberta científica a cura e prevenção de doenças.

Gestão das Tecnologias de Saúde

O Biomédico é responsável na elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento tecnológico de serviços de saúde.

Análise Ambiental

O Biomédico está apto a realizar Análise físico-química e microbiológica para o saneamento do meio ambiente.

Bioquímica

Pesquisa os processos bioquímicos que ocorrem para a manutenção da vida.

Docência e Pesquisa

Atua como docentes nas disciplinas da área da saúde, realizando pesquisas científicas em ciências básicas e aplicadas.

Farmacologia

Estuda os efeitos e substâncias químicas na função dos sistemas biológicos, dependente da interação droga/organismo.

Genética

Realiza análises assume responsabilidade técnica, firma os respectivos laudos e atua no aconselhamento genético.

Hematologia

O Biomédico atua no estudo e na avaliação das doenças do sangue.

Histotecnologia clínica

O Biomédico realiza a seleção de amostras de tecidos biológicos, detecção de doenças e anormalidades dos tecidos.

Microbiologia

O Biomédico atua avaliando e diagnosticando microrganismos como as bactérias, fungos e vírus.

Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório

Atua na proteção das vias neurais dos riscos durante as cirurgias, diminuindo os déficits neurológicos pós-operatórios.

Parasitologia

O biomédico estuda protozoários e helmintos de interesse médico.

Radiologia

O biomédico poderá atuar sob supervisão médica na operação de equipamentos para o diagnóstico por imagem.

Sanitarista

O Biomédico poderá atuar em questões políticas e sociais como planejamento, avaliação de programas de proteção à saúde.

Análise Bromatologia

O Biomédico poderá realizar a análise de alimentos e análise físico-químicas em indústrias alimentícias.

Imunologia

O Biomédico atua em pesquisas, buscando o desenvolvimento de novas terapias e técnicas de diagnóstico clínicos.

Corpo Docente

ALEXANDRE RODRIGUES FREIRE
ANDREIA APARECIDA GARBUGLIO GUIMARAES
BEATRIZ CARMONA FERREIRA PILEGGI
FERNANDO LUIS DA SILVA BOSQUEIRO
FLAVIA BACCIN FIORANTE
FLAVIO BORGES BERTASSO
HÉLIO OKAMOTO
KAREN RAWEN TONINI
KELLY CRISTINA MALAVAZI
LARISSA HELENA FADUL
LETICIA RAMALHO DOS SANTOS BATISTA
LINAH PESSATTI ARAUJO
MAISA SOARES GUI DEMASE
MARCELO PASCHOALETE CARLIN
TATIANE GANDOLFE CUCO
THAYANE RAFAELA FEOLA PIZZO BORBA
VANESSA VANDERLEIA MERLINI PIRIS

Clínica de Biomedicina

Veja mais cursos

Contato:

19 3404-9594

19 3404-9594

contato@einsteinlimeira.com.br

© 2022 - EINSTEIN LIMEIRA - Todos os direitos reservados
ASSOCIAÇÃO LIMEIRENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA
56.985.377/0001-00