Fale com a gente

Dia de Combate ao Abuso Sexual Infantil é tema de palestra para alunos de Psicologia

21/06/2023

Aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 17, no auditório 2 das Faculdades Integradas Einstein, a palestra “Reflexão sobre o Dia de Combate ao Abuso Sexual Infantil”, lembrado, oficialmente, no dia 18 de maio. As palestrantes foram: a psicóloga Patrícia Mantovani, a assistente social Valéria Barbosa e a psicóloga Natália Takahashi. Além da palestra, também houve uma mesa redonda sobre o tema “Possibilidades de atuação profissional em Psicologia em casos de suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes".

Samuel Gachet, professor de Psicologia, Pedagogia e membro da Campanha “Faça Bonito”, organiza há anos essa palestra na faculdade. Segundo Samuel, dados de pesquisas revelaram que foram 111.929 denúncias de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes em 2022 no Brasil. “Temos outro dado muito preocupante: a maioria dos abusadores são: pais, padrastos ou pessoas muito próximas da criança. Então, como no ambiente familiar ela acaba tendo dificuldade de relatar e entender o que está acontecendo, na escola a criança consegue dar seu relato, que se transforma em uma denúncia.”, disse.

A professora de psicologia Miriam Bratfisch Villa, conta que é essencial a comunicação de professores e funcionários com as crianças dentro do ambiente escolar. Além disso, ainda conforme Miriam, é necessário que seja feito um trabalho de acolhimento e escuta humanizados. “Estudos revelam que esse momento da revelação da criança é muito importante e decisivo para o prognóstico dela. Quando ela sente que o que foi falado, foi levado em consideração, que a pessoa acreditou e que foi acolhida, encoraja a criança a levar adiante a denúncia.”, disse.

Pamela Dutra, que é aluna do 3° semestre do curso, pontua a importância de não tratar como um tabu assuntos relacionados ao corpo e à sexualidade. “Também não podemos deixar que essas crianças sejam tratadas apenas como ‘a criança que sofreu abuso’.”, contou. Além disso, ela enfatizou a importância da denúncia consciente pelo disque 100, da busca por informações, como por exemplo no portal do “Faça Bonito”, e por atendimento profissional.

Samuel disse que os alunos de Psicologia fizeram um plantão gratuito das 19h30 às 21h30, na Clínica de Psicologia da faculdade no dia 18. O trabalho de panfletagem foi feito, além da chamada ativa, convidando, sala por sala, os alunos de todos os cursos para aproveitarem o plantão. 

Galeria

Leia também

Fim dos manicômios judiciários é tema de evento de Psicologia
09/05/2024

O fim dos manicômios judiciários, previsto para o segundo semestre de 2024 no Brasi

Leia mais
Aula Magna debate importância do planejamento e orçamento de obras
09/05/2024

O planejamento de obras, principalmente com foco no orçamento, é essencial para os

Leia mais
Einstein promove Ação Social com a Páscoa Solidária
22/04/2024

Os alunos do Ensino Fundamental do colégio Einstein realizaram nesta terça-feira,

Leia mais
Contato:

19 3404-9594

19 3404-9594

contato@einsteinlimeira.com.br

Siga nossas redes:
© 2022 - EINSTEIN LIMEIRA - Todos os direitos reservados
ASSOCIAÇÃO LIMEIRENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA
56.985.377/0001-00