Educação Física
Reconhecido pela Portaria nº 110, publicada no DOU em 05/02/2021
Atualmente o curso de Educação Física é um dos 10 cursos mais procurados no Brasil, fato que se deve ao amplo campo de atuação, boa empregabilidade e crescimento do mercado de trabalho.
O curso de Educação Física da UniEinstein possui duas formações específicas, sendo a Licenciatura e o Bacharelado, aos quais falaremos mais adiante.
Atendendo a nova Resolução do Ministério da Educação (nº 6/2018) que institui nova Diretriz Curricular do Curso de Educação Física, a partir de 2022 o aluno terá os dois primeiros anos de Formação Comum, ou seja, as disciplinas serão as mesmas tanto para o Bacharelado como Licenciatura e os dois últimos anos as disciplinas serão específicas para o curso escolhido, Bacharelado ou Licenciatura. Posteriormente a primeira graduação seja Bacharelado ou Licenciatura, o aluno que desejar, poderá fazer a segunda formação do curso em mais dois anos, se habilitando assim para atuar em todas as áreas de atuação da Educação Física.
O corpo docente é o coração do curso, na UniEinstein você terá aulas com 100% de professores Mestres e Doutores que são especialistas em sua área de atuação, dessa forma, garantimos o melhor ensino para você.
Coordenação
Coordenadora do Curso: Anita Brum Marostegan
E-mail: coord.edfisica@einsteinlimeira.com.br
O objetivo do curso Bacharelado é formar profissionais altamente qualificado para atuar em diversas áreas da Educação Física, como Esporte, Treinamento Físico, Saúde e Qualidade de Vida. Por outro lado, o Profissional de Educação Física Licenciado, tem por objetivo atuar na docência em todos os níveis da Educação Básica através do estudo aprofundado do movimento humano e suas inter-relações com o mundo.
O curso de Educação Física é bastante dinâmico, além das aulas teóricas o curso tem aulas práticas desde o primeiro semestre. Nossa estrutura física é composta de salas de aula climatizadas e cadeiras almofadadas, contamos com um ginásio poliesportivo, salas multiusos, laboratório de fisiologia do exercício, laboratório de lutas e dança, laboratório de práticas corporais com grama sintética, laboratórios de anatomia, bioquímica, entre muitos outros.
O curso tem carga horária total de 3.200 horas, distribuídas em 8 semestres (4 anos), tanto para Bacharelado quanto Licenciatura.
Bacharelado em Educação Física
O campo de atuação do Bacharel em Educação Física é bastante amplo, sendo os principais relacionados ao Esporte, Treinamento Físico, Saúde e Qualidade de Vida. Na área esportiva o Bacharel pode atuar no ensino e treinamento dos esportes, na preparação física, na supervisão de equipes, na gestão de clubes e execução de projetos. Já na área da Saúde o objetivo do profissional é a prescrição do exercício físico no foco da promoção da saúde e na prevenção de doenças, sejam para jovens, adultos, idosos, grupos especiais e portadores de necessidades especiais, trabalhando em academias, clubes, studios de personal training e também em equipes multidisciplinares em unidades básicas de saúde e hospitais. O mercado de trabalho do bacharel só tem crescido nas últimas décadas, boa parte desse crescimento se deve a consciência das pessoas de que a prática do exercício físico ou das atividades físicas de forma geral, são requisitos fundamentais para a promoção da saúde, prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida. Essa tendência é confirmada levando em consideração o crescente número de academias de ginástica do país. Segundo a Associação Brasileira de Academias, hoje o Brasil possui aproximadamente 34 mil academias, sendo o segundo maior mercado do mundo.
Licenciatura em Educação Física
O licenciado em Educação Física tem sua formação voltada para atuar na docência em todos os níveis da Educação Básica através do estudo aprofundado do movimento humano e suas inter-relações com o mundo. O papel do Profissional de Educação Física na escola vai muito além de ensinar múltiplas práticas corporais e esportes, através da Educação Física, o aluno desenvolve suas atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade para com o próximo, valorizando, conhecendo e aceitando a exposição da cultura corporal dos diferentes grupos. A Educação Física na escola também promove outros benefícios importantes nos jovens, começando pelo incentivo da pratica de esportes e atividades físicas, favorecendo o desenvolvimento motor, condicionamento físico geral, integração social, autoconfiança e autoestima e sobretudo, estimulando um estilo de vida mais ativo que será importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças na fase adulta. O mercado de trabalho do licenciado em Educação Física é gigantesco, só para se ter ideia, segundo o Ministério da Educação o Brasil possui mais de 179 mil escolas de ensino básico.
ALAERCIO PEROTTI JUNIOR
ALEXANDRE RODRIGUES FREIRE
ANITA BRUM MAROSTEGAN
CAROLINA CIRINO
CAROLINA NASCIMBEN MATHEUS
CLEBERSON TAVOLONE BATISTA
DANIEL IWAI SAKABE
DANIEL ZANCHA
DENISE GUIMARAES
FABIO ROGERIO FARIA LOPES
FLAVIA BACCIN FIORANTE
FLAVIO BORGES BERTASSO
HELIO OKAMOTO
LUCIANA ESTESSI BENTO ANTUNES
LUCIANE RUIZ CARMONA FERREIRA
MAISA SOARES GUI DEMASE
MARCELO AMORIM DE MUNNO
MAURICIO CLETO DA SILVA JUNIOR
NORBERTO LUCIANO SANTOS DA SILVEIRA
OLIVIA PIZETTA ZORDAO
PLINIO MARCOS DAINEZI
RAFAEL STEIN PIZANI