Einstein Limeira

1 2

Semana da Psicologia: do vazio às análises
14/09/2018

A Semana da Psicologia da Einstein, que aconteceu entre os dias 27 e 31 de agosto, iniciou as atividades com uma palestra que abordava o tema "Angústia e Patologia do Vazio", pelo psiquiatra Felipe Nadai. O assunto apenas abriu a sequência de atividades abordando os cuidados em Saúde Mental, que ainda contou com mesas redondas, oficinas e Cine Debate.
De acordo com a coordenadora de Psicologia da Einstein, Ana Carolina Camargo Christovam, o diferencial de mais essa edição foi o fato de todas as atividades terem sido pensadas e elaboradas pelos próprios alunos. "Tudo isso de forma a promover a autonomia entre os estudantes, para que eles possam entender também qual o processo de elaboração, de criação e definição de como se faz um evento acadêmico", explica.
Ela acrescenta que os temas foram decididos de modo a contemplar elementos que os futuros nutricionistas não tinham visto em sala de aula.  "Tentamos juntar diferentes experiências, de ex-alunos e outros profissionais da área, para que eles entendam que uma abordagem pode ser diferente da outra, mas um trabalho ético e bem feito traz resultados positivos", explica.

ALUNOS
Os alunos tiveram acesso às diversas experiências nestes 5 dias de atividades. Além das palestras e mesas redondas, as oficinas chamaram bastante a atenção. Grupos de 10 a 30 pessoas se dividiram em vários temas, como "Primeiros Socorros Psicológicos", "Passos para Comunicação Não Violenta", "Como Lidar com Emoções que Desafiam o Cotidiano", entre outras.
Para Daiara Rita, do 6º semestre de Psicologia, as atividades acrescentaram muito ao conhecimento. "Vejo como um complemento à teoria de sala de aula. Realmente muito interessante", diz.
Ela trabalha no ramo de psicologia em ambiente escolar, como estagiária, e acredita que eventos como este também a ajudam no dia a dia do ofício. "Tem coisas que escutamos de profissionais que já estão na área, ou aprendemos nas oficinas, que são de grande valia para aplicar até na vida".
 
FORMANDOS
A Semana da Psicologia também teve um dos pontos altos a apresentação de banners com um resumo dos Trabalhos Científicos de Conclusão de Curso dos alunos do 10º Semestre. Mirian do Carmo Dias, estagiária em escola municipal, era uma dessas estudantes e define esta etapa como gratificante. "Não tem nem como mensurar a minha emoção nesta reta final", explica.
A estudante tem como o tema do TCC o objeto de estudo 'Perdas de um Paciente Renal Crônico e a Importância do Acompanhamento Psicológico Durante o Tratamento de Hemodiálise'. "Escolhemos essa área pela falta de visibilidade destes pacientes", explica.
Gabriela Pinheiro do Nascimento - que sonha em atuar no ramo forense - vem desde o começo do ano estudando sobre o 'Tratamento dos Transtornos Alimentares Segundo a Terapia Cognitiva Comportamental'. Ela afirma que é uma batalha vencida. "Vários estágios, provas, estudos e hoje estamos aqui, num evento super bacana e informativo expondo nosso trabalho. Orgulhosa".
 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594