Einstein Limeira

1 2 3

Workshop da Einstein fala sobre "Manipulação de Acessos Vasculares"
29/11/2018

A manipulação de acessos vasculares é reconhecidamente uma das tarefas mais executadas pela equipe de enfermagem, por ser a principal via de acesso para a infusão de medicamentos, fluídos, entre outros. Por esta relevância, as Faculdades Integradas Einstein promoveram, no dia 10 de novembro, um workshop sobre o assunto.
Neste evento foi passada a revisão da anatomia do sistema vascular, didática sobre cateter periférico e central, entre outras funções. A apresentação das informações ficou por conta de Bruna Belizia, que é supervisora do setor de Oncologia e do setor de UTI do Hospital Medical e também professora de Oncologia da Graduação, além do estágio de gerenciamento hospitalar para Graduação e Curso Técnico.
Ela ressalta que hoje a informação é primordial importância, pois o acesso Vascular, seja ele central ou periférico, está muito em alta tendo em vista que os hospitais visam muito o controle de infecção. "E como o acesso central é um dispositivo invasivo, acaba tendo maior chance de contaminar e consequentemente gerar uma infecção para este paciente. 
O DEBATE
Bruna complementa, ainda, que todos os anos procura falar sobre acessos, porque trata-se de um tema muito comum e delicado. "Todos os pacientes quando estão internados ou vão até o P.A, sempre vão precisar de um dispositivo venoso para receber a medicação, então é algo que a gente lida diariamente. E quando algo fica muito automático, podemos falhar em alguma etapa. Por isso é primordial relembrar, reciclar e ficarmos ligados nas coisas novas do Ministério da Saúde para prevenirmos as infecções".
A mesma opinião tem Eder Batistela, Professor do Curso de Enfermagem da Graduação da Einstein. Para ele, eventos como este visam atualizar os alunos e trazer novos conhecimentos. "Este mesmo curso aconteceu no ano passado e, de um ano para cá, mudou muita coisa nas técnicas, então sempre precisamos estar antenados", fala.
O conteúdo foi considerado de extrema importância pelos alunos da graduação e também curso técnico de enfermagem da Einstein. Adriana de Oliveira Caetano, estudante do 4º semestre do CT, diz que sanou todas as dúvidas. "Com certeza, foi de fundamental importância. Isso faz parte do dia a dia da gente, porque fala das complicações, assistência de enfermagem, assistência segura e efetiva, enfim, tirou muitas dúvidas dos tipos de dispositivos, eu achei excelente", diz.
O mesmo pensa Edivalva Pinheiro, do 4º semestre. "Faço estágio, cuido de idosos e achei muito importante. As dúvidas que tínhamos estão esclarecidas", finaliza.
 

Mais fotos
  <  VOLTAR


Rua Raul Machado, 134
Vila Queiroz - Limeira SP
contato@einsteinlimeira.com.br
Tel.: (19) 3404.9594